Jogos agitam Campeonato de Futebol Amador neste domingo (21)

A Prefeitura de São Sebastião realiza neste domingo (21), mais dois jogos pelo Campeonato Sebastianense de Futebol Amador. As partidas acontecem no gramado do Estádio Otoniel Santos, no Topovaradouro, região central do município.

A equipe do Olaria enfrenta o time da Portuguesa às 13h. Na partida seguinte, às 15h, os jogadores do Estrela do Mar jogam com a equipe do Pegorely.

Neste ano a novidade é o formato de disputa da primeira e segunda divisões do Campeonato Amador de Futebol de Campo, onde os jogos acontecem em turno e returno, no modo de pontos corridos, visando valorizar as equipes que se planejaram e mantiveram bons resultados durante todo o torneio.

O Campeonato Amador de Futebol de campo iniciou em março, e foi um sucesso em 2018, totalizando 1.380 atletas inscritos no torneio, divididos em 45 clubes diferentes.

São Sebastião sedia 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a

Depois de sediar os Jogos Regionais 2019 e o Torneio Internacional de Beach Soccer, São Sebastião recebeu também a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Va’a – OC6 e Clubes, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande. A etapa serviu de seletiva para Sul-Americano, que será disputado em novembro na Ilha de Páscoa, no Chile.

Profissionais de Educação Física e Fisioterapia atendem delegação sebastianense durante os Jogos Regionais

A delegação de São Sebastião, composta por cerca de 360 atletas, competiu em 24 das 25 modalidades 63ª edição dos Jogos Regionais 2019. No decorrer da disputa, lesões podem acontecer em partidas de futebol e até mesmo de xadrez. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes (SEESP) da Prefeitura de São Sebastião, disponibilizou três profissionais especializados para atender os competidores da cidade.   

Com aproximadamente 30 atendimentos diários, os professores de Educação Física, David Camargo Junior e Ari Lobo, acompanhados da fisioterapeuta, Márcia de Pádua Leite, garantiram a preparação e recuperação dos atletas, no alojamento sebastianense, na Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Tavolaro, no Pontal da Cruz.

“Nós atendemos todas as modalidades. Os esportes mais requisitados são Atletismo, Futsal, Futebol de Mesa, Futebol de Campo, Capoeira, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Xadrez – às vezes, ficar muito tempo sentado também ocasiona dor”, afirmou a fisioterapeuta.

O professor de Educação Física, David Camargo Junior, explica como é a preparação dos esportistas. “Chamamos de recuperação, ativação pré-jogo. Neste caso usamos a técnica de liberação miofascial, que faz com o músculo esteja preparado para os impactos das competições, com a prevenção de lesões”, disse.

Outro procedimento é a ativação do Core – um dos pilares da fisioterapia preventiva. “São exercícios para ativar a musculatura, responsável pela estabilização corporal”, afirmou o professor de Educação Física, Ari Lobo. A fisioterapeuta, Márcia Leite, utiliza o método agulhamento a seco (também conhecido como Dry Needling). “Comecei a utilizar a técnica durantes os Jogos Abertos do ano passado, pois é específico para dores musculares, e tem funcionado para aliviar as dores dos nossos atletas”, completou. 

Segundo os profissionais, é gratificante trabalhar nos Jogos Regionais. “É cansativo, mas ao mesmo tempo muito gratificante, pois cuidar daqueles que representam a nossa cidade é a melhor recompensa. Sem falar que esta gestão valorizou muito o nosso trabalho, tanto que a administração do prefeito Felipe Augusto nos incentivou na criação do ‘Centro de Referência ao Atleta Sebastianense’ voltado para avaliação e tratamento. Isso representa a excelência do esporte de São Sebastião”, destacaram.