Prefeitura abre inscrições para o Programa Mais Vida

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social e das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e de Esportes (SEESP), em parceria com a Escola Técnica de Saúde (ETS), está com inscrições abertas para o Programa Mais Vida, até o próximo dia 7 de fevereiro.  

Prefeitura e CIEE fomentam novos programas de estágio e aprendizagem

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), recebeu, no inicio deste mês, a consultora em atendimento do Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), Melina Padilha Velasco. A reunião teve como objetivo, a criação de estratégias para o fomento dos programas de estágio e aprendizagem, junto às empresas de iniciativa pública e privada do município.

A atual gestão municipal está empenhada na inserção dos jovens e adultos ao mercado de trabalho, e dentro do planejamento do PAT, esta é uma das linhas de investimento articuladas, com as instituições de ensino, associações e secretarias tendem a levar conhecimento, tanto para os empresários, quanto para as escolas.

De acordo com a consultora do CIEE, Melina Padilha, as empresas precisam acreditar no potencial do primeiro emprego. “Os benefícios de uma contratação sem experiência, em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), proporciona maior aproximação entre os colaboradores da empresa, treinamento e lapidação desses talentos", afirmou Melina.

A parceria da Prefeitura de São Sebastião com o CIEE, atua, também, nas instituições de ensino da cidade, ao levar informação e oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. A Prefeitura, em parceria com o Centro Integrado Empresa-Escola, atualmente, é a maior contratante, com 291 estagiários ativos.

Programa “Praia Acessível” garante banho de mar para pessoas com deficiência em São Sebastião

O Programa Praia Acessível oferecido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), garante que idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tomem banho de mar com segurança e dignidade em praias do município.  

Na temporada de verão, a iniciativa acontece todos os dias, das 9h às 16h, no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), na região central, por conta da estrutura que o local oferece, com banheiros e chuveiros. Já, na Costa Sul, com formato itinerante, atende as praias de Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia e Juquehy.

A iniciativa conta com a utilização das chamadas cadeiras “anfíbias”, fabricadas com pneu especial que permite facilidade de deslocamento na areia e também flutuar na água. O equipamento tem altura compatível com a possibilidade do usuário sentir a água, numa profundidade segura.

Os banhistas são acompanhados por funcionários da SEPEDI que trabalham para fazer com que todos tenham os mesmos direitos e privilégios, como usufruir da natureza. O programa acontece também em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

A cidade de São Sebastião está preparada e de braços abertos para atender a todos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Pessoa com Deficiência, através dos telefones (12) 3892-2669 ou pelo número (12) 3892-4890.