Prefeitura e Procon promovem palestras de educação financeira para servidores e idosos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), realiza palestra de educação financeira, com o apoio do Procon, aos servidores e idosos. O objetivo é orientar sobre direito do consumidor, direito do idoso e finanças.

As palestras acontecem nesta quarta e quinta-feira – dias 8 e 9 de Maio, no Centro de São Sebastião. No primeiro dia de palestra, o público alvo serão os servidores públicos sebastianenses.

Os servidores participarão de uma capacitação em que serão dadas informações sobre os tipos de fraudes mais comuns praticados contra aposentados, esclarecendo acerca das atitudes recomendadas no uso de recursos financeiros pessoais, para posterior orientação aos idosos assistidos pelas diferentes secretarias do município.

Já no dia seguinte (quinta-feira), a aula será voltada à terceira idade, sobretudo àqueles atendidos pela SEPEDI. O intuito é dar explicações e orientar sobre o que deve ser feito para evitar cair em golpes financeiros que possam acarretar em fraudes no benefício, como os aplicados por meio do crédito consignado.

As apresentações serão ministradas pela coordenadora regional da Fundação Procon-SP, Maria Augusta Pontes Cardoso. Ambas as atividades, acontecem das 13h às 17h, no auditório do Sindipetro, localizado na Rua Auta Pinder, 218 - Centro, São Sebastião.

O coordenador do Procon de São Sebastião, André Batelochi alerta para a importância, e a oportunidade, do engajamento dos servidores e idosos. “Há casos de falsificação de assinatura, cobranças de empréstimos e seguros que não houve solicitação. Muitos idosos estão sendo lesados por desconhecimento. Queremos ajudar, queremos informar”, comentou Batelochi.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no horário e local do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-1639.

Prefeitura promove Terapia do Riso para grupos de idosos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade (FACULTI) desenvolveu a “Terapia do Riso” em um dos grupos do projeto Valorizando a Pessoa Idosa, no bairro São Francisco.

Prefeitura promoverá orientações a idosos atendidos pelo INSS

Com intuito de dar suporte aos idosos contribuintes do INSS do município, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), realizará na próxima segunda-feira (29/04), no CRAS da Costa Norte, a partir das 9h30, uma série de orientações acerca dos serviços oferecidos pela entidade.

São Sebastião passa a ter biometria obrigatória

O cadastramento biométrico já é obrigatório em São Sebastião. O eleitor que ainda não se cadastrou deve ir ao cartório eleitoral com os documentos necessários e realizar o procedimento, que consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Tratando-se de um procedimento simples e rápido, durando em torno de 15 minutos.

Prefeitura abre inscrições para curso de libras a servidores municipais

Com o objetivo de promover inclusão e melhoria no atendimento ao deficiente auditivo do município, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), realizará um curso básico de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para os servidores municipais que atuam diretamente no atendimento ao público.

Prefeitura realiza terceiro Seminário da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista na próxima terça-feira

A Prefeitura de São Sebastião vai promover a terceira edição do Seminário Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na próxima terça-feira (23/04), às 18h, no Teatro Municipal. A ação será realizada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no mês de abril no mundo todo, com objetivo de conscientizar e informar a população sobre o que é o Autismo.