Prefeitura firma parceria com o SENAC sobre inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), através do Departamento de Empregabilidade, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) realizou reunião na última quinta-feira (13), em São José dos Campos, com o Gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Paulo Rezende, e com, o Executivo de Contas, Antônio Souza Lima Neto para firmar parceria de inclusão das pessoas com deficiência (PcDs) ao mercado de trabalho.

Projeto Onda Azul promove primeira aula do ano na Praia de Barequeçaba em São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Associação Onda Azul, apoiou neste sábado (15), a primeira aula do Projeto Onda Azul, realizada na Praia de Barequeçaba, na região central do município.

A iniciativa que oferece aulas de surf para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de qualquer idade, contou com a participação de 30 alunos e apoio especial da Escola de Surf de Barequeçaba. As aulas são itinerantes e realizadas em praias de São Sebastião.

Seguindo a metodologia proposta e desenvolvida para atender às especificidades das pessoas com autismo, 30 voluntários auxiliaram os surfistas dentro e fora do mar. Coordenadora do projeto em São Sebastião, Sandra Lamb, acompanha cada detalhe das aulas. “Os voluntários são muito importantes neste projeto, sem eles nada disso aconteceria. Não posso deixar de agradecer também ao Corpo de Bombeiros que sempre disponibiliza um salva-vidas para acompanhar as aulas”, comentou.

A Thaís Novais é mãe do Fabinho, 5 anos, e se emocionou ao ver o filho surfando. “Sempre levo meu filho para participar das aulas; ele evoluiu muito desde que iniciou no projeto, brinca e interage com as crianças, é muito gratificante ver o meu filho participando de uma iniciativa tão bonito”, disse.

O Projeto Onda Azul é uma parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), com a Associação Onda Azul, e conta com o apoio do Instituto Gabriel Medina, Arte Sup, Wizard, Associação de Apoio e Atendimento a Criança Autista de São Sebastião (Integra) e voluntários.

Projeto Onda Azul

O Projeto Onda Azul também acontece em outras três cidades do país, em Florianópolis (SC), onde a iniciativa começou, no ano de 2017; Imbituba (SC) e Maceió (AL). Em São Sebastião, a primeira aula foi realizada em 23 de agosto de 2017. Atualmente, mais de 20 pessoas são atendidas no município.

Prefeitura conclui cerca de 100 processos para regularização fundiária no Pontal da Cruz

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) contabilizou, no último sábado (8), a conclusão de 98 processos para regularização fundiária no Conjunto Habitacional Família Paulista, do Pontal da Cruz, região central do município.

O resultado foi constatado após atendimento especial aos moradores, realizado na Associação dos Moradores do Bairro Pontal da Cruz (SAMPOC), no último fim de semana, com seleção de documentos faltantes e necessários para dar entrada no processo de regularização fundiária.

Segundo a SEHAB, os trabalhos estão avançados no núcleo Família Paulista, que possui 202 imóveis passíveis de regularização. Com essa ação, a Secretaria tem como objetivo beneficiar os moradores e trazer a formalidade e legalidade jurídica de imóveis na região.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-6568.

Prefeitura retoma atividades do programa ‘Mais Vida’

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Fundo Social e das secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) e de Esportes (SEESP), em parceria com a Escola Técnica de Saúde (ETS) retomou, nesta segunda-feira (10), as atividades do Programa Mais Vida, no Tebar Praia Clube, no Centro da cidade.