Município passa a compor programa internacional com representantes de mais de 80 países e reforça modelo de gestão intersetorial alinhado às diretrizes nacionais
São Sebastião passou a integrar, em 2026, o programa Global Leaders for Young Children, promovido pela World Forum Foundation, rede internacional que reúne gestores e especialistas de mais de 80 países para aplicação da ciência do desenvolvimento infantil na formulação de políticas públicas. A participação ocorre em um momento de consolidação da política municipal da primeiríssima infância, fortalecida pela gestão a partir de 2025 com olhar técnico, intersetorial e de cuidado integral.
A representação do município no ciclo 2026–2027 será feita por Priscila Magalhães Santana, presidente do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeiríssima Infância. A formação tem duração de 18 meses e prevê encontros on-line, mentorias e participação no World Forum 2026, em Kuala Lumpur, na Malásia, além do desenvolvimento de Projeto de Ação Local voltado ao aprimoramento das políticas públicas no território.
A inserção internacional é resultado da trajetória do Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, instituído em 2016 e transformado em política de Estado pela Lei Municipal nº 2.684/2019. Em 2024, o município avançou com a criação do Plano Municipal pela Primeira Infância 2024–2034, que estabelece metas e indicadores para a próxima década, garantindo continuidade administrativa e segurança institucional.
A política municipal é estruturada por governança intersetorial, reunindo áreas como Educação, Saúde e Assistência Social, com protocolos integrados, busca ativa de gestantes e crianças, capacitação permanente de profissionais e monitoramento de indicadores estratégicos. O modelo já está alinhado à Política Nacional Integrada da Primeira Infância, instituída pelo Decreto nº 12.574/2025, assegurando compatibilidade com o novo sistema nacional de monitoramento e financiamento.
O município também integra o Projeto Primeira Infância Cidadã, em parceria com a Petrobras e a Avante, atualmente na fase de implementação das metas previstas no plano decenal, com acompanhamento técnico e avaliação de desempenho.
Os resultados incluem reconhecimentos estaduais e nacionais, como o destaque no 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável e o Selo Ouro Criança Alfabetizada, concedido pelo Ministério da Educação, consolidando o município como referência técnica na área.
Para o prefeito Reinaldinho Moreira, a prioridade da gestão é assegurar qualidade nas políticas públicas voltadas à infância. “Investir na primeiríssima infância é uma decisão estratégica de governo. Estamos estruturando políticas permanentes, com base técnica, integração entre áreas e responsabilidade social, para garantir cuidado, proteção e oportunidades desde os primeiros anos de vida”, afirmou.
A participação na rede internacional amplia o intercâmbio de experiências e reforça o compromisso institucional do município com políticas públicas baseadas em evidências, planejamento de longo prazo e foco no desenvolvimento humano.
#PraTodosVerem: Conjunto de quatro fotos de um ambiente de educação infantil. Na primeira, bebês dormem em bouncer azuis e verdes com mantas brancas. Na segunda, uma sala com tatame amarelo e azul exibe vários bouncers alinhados e um arco de atividades. Na terceira, prateleiras com brinquedos simulam um mercado, com frutas, caixas de alimentos e carrinhos de compra rosa. Na quarta, um bebê sorri para a câmera vestindo uniforme branco com detalhes amarelos e azuis. Fim da descrição.
