Secretaria Municipal da Saúde

Endereço: Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, 1º andar, Centro. Tel.:(12) 3891-3401
 Terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Café faz bem e quanto mais forte, melhor

Tomar café é uma rotina diária para milhões de pessoas. Mas, por anos, o hábito foi alvo de propaganda negativa no tocante a seus efeitos sobre a saúde. A especialista em dietas italiana Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da cidade de Bergamo, no norte da Itália, diz que o café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor. E ela diz ter fortes razões cientistas para dizer isso. Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e tanino, que são substâncias que fariam bem para o coração e para as artérias. Mas não é só: ela diz que o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas de fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação no coração e reduz o risco de ataques de asma.

A especialista recomenda que as pessoas tomem um expresso, em vez do café instantâneo, para desfrutar dos efeitos mais benéficos da bebida.  Mas Chiara Trombetti alerta que não há como negar que, para algumas pessoas, o café não é algo indicado. Beber café demais pode aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, além de desencadear tremores nas mãos. Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e com úlceras estomacais são geralmente aconselhadas a não tomar a bebida. E, mesmo para as pessoas que não se encaixam nessas categorias, Chiara não aconselha mais do que quatro xícaras por dia.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude

Informe-se

Programas da Saúde

O Ministério da Saúde realiza vários programas com a missão de trazer a saúde para perto do cidadão e dar ao profissional a especialização necessária

3ª Idade

O exercício físico na 3ª idade é importante para se ter uma vida saudável.

Saúde da Mulher

A mulher moderna tem seu espaço aqui, atualize-se e informe-se.

Primeiros Socorros

Saiba o que fazer quando ocorrer uma queimadura

Combate a Dengue
Combate a Dengue