Secretaria Municipal da Saúde

Endereço: Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, 1º andar, Centro. Tel.:(12) 3891-3401
 Segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Saúde na 3ª idade

A qualidade de vida depois dos 60 é determinada pelas atividades que a pessoa desenvolveu e também da forma como a ela se alimentou até lá. Com a idade, a pessoa perde força nos músculos – que atrofiam aos poucos – e ganha gordura. Contudo, é possível reverter os efeitos do tempo.

O exercício físico na terceira idade mantém e melhora as atividades de vida diárias como: tomar banho, fazer compras ou dirigir. Uma pessoa sedentária pode começar com 15 ou 20 minutos diários de caminhada, o que já surte efeitos positivos. Segundo a professora de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), Marisete Safons, especialista em saúde na terceira idade, a prática do exercício deve ser regular, apoiada em disciplina e estruturada numa seqüência lógica.

O ideal é que a pessoa se submeta a uma avaliação médica antes de começar uma prática desportiva.

Um profissional de Educação Física também deve ser acionado para uma avaliação pré-atividade física. Um questionário (anamnese) é aplicado para ajudar na identificação de práticas mais adequadas. A pessoa deve ser absolutamente sincera e precisa nas respostas para garantir um diagnóstico correto. A avaliação física e funcional vai detectar as atividades mais recomendadas. Se a pessoa tiver boas condições de saúde não há exercícios contra-indicados.

Informe-se

Programas da Saúde

O Ministério da Saúde realiza vários programas com a missão de trazer a saúde para perto do cidadão e dar ao profissional a especialização necessária

3ª Idade

O exercício físico na 3ª idade é importante para se ter uma vida saudável.

Saúde da Mulher

A mulher moderna tem seu espaço aqui, atualize-se e informe-se.

Primeiros Socorros

Saiba o que fazer quando ocorrer uma queimadura

Combate a Dengue
Combate a Dengue