Secretaria Municipal da Saúde

Endereço: Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, 1º andar, Centro. Tel.:(12) 3891-3401
 Domingo, 22 de setembro de 2019

HPV, A Erupção Silenciosa

Atualmente, a doença sexualmente transmissível que está pegando de surpresa a humanidade não é o AIDS nem a Sífilis. A nova estrela, que abre espaço entre as outras baseada em seu elevado número de contágios, é o HPV ou Papiloma Vírus Humano. A doença tem se espalhado rapidamente, 24 milhões de norte-americanos têm a infecção e cerca de 20 % da população sexualmente ativa no Brasil (+ ou - 9 milhões de pessoas) moram com este vírus.

Um dos atributos mais terríveis do HPV talvez seja o fato de que a maioria das pessoas contaminadas não conhecem os sintomas para identificá-lo em seu corpo ou, ainda pior, desenvolvem o tipo de vírus que não apresenta marcas visíveis.

A esse respeito, Beatriz de Oliveira, ginecologista e obstetra brasileira, destaca que existem cerca de 60 tipos de HPV e que eles manifestam-se em 3 formas: clínica, subclínica e latente. “A forma clínica é aquela que podemos ver a olho nu, a subclínica é evidenciada só pelo exame colposcópico ou, no caso do homem, da pêniscopia. A latente é aquela forma onde precisa-se exames mais sofisticados para o diagnóstico dado que não existe nenhuma lesão visível”.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude

Informe-se

Programas da Saúde

O Ministério da Saúde realiza vários programas com a missão de trazer a saúde para perto do cidadão e dar ao profissional a especialização necessária

3ª Idade

O exercício físico na 3ª idade é importante para se ter uma vida saudável.

Saúde da Mulher

A mulher moderna tem seu espaço aqui, atualize-se e informe-se.

Primeiros Socorros

Saiba o que fazer quando ocorrer uma queimadura

Combate a Dengue
Combate a Dengue