Secretaria Municipal da Saúde

Endereço: Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, 1º andar, Centro. Tel.:(12) 3891-3401
 Segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Combate a Tuberculose

Dia 24 de Março - Mundial de Combate a Tuberculose

A tuberculose acompanha o homem desde a pré-história e mesmo hoje, mais de 100 anos após Robert Koch (1882) ter identificado o agente causador da doença, ela ainda se mantém como uma das infecções crônicas de maior índice de mortalidade e morbidade.

É uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis mais conhecido como bacilo de koch. Somente as pessoas que estão doentes com tuberculose nos pulmões podem transmitir a doença. Quando essas pessoas tossem, espirram, falam, cantam, beijam ou escarram, os bacilos de dentro dos pulmões são lançados para o ar.

Através da detecção do bacilo no exame de escarro confirmamos a tuberculose. Apesar da doença atingir principalmente os pulmões ela também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo, nestes casos há necessidade de cultura e/ou histológico do material comprometido.

Todo doente com tosse com expectoração de duração de 03 semanas ou mais, deve ser considerado um sintomático respiratório e investigado para tuberculose.

Principais sinais de Tuberculose pulmonar:

A medicação usada no tratamento preconizado para tuberculose é distribuída gratuitamente.

O abandono no tratamento é considerado um dos mais sérios problemas para o controle da tuberculose, porque implica na persistência da fonte de infecção e no aumento da mortalidade e das taxas de recidiva, além de facilitar o desenvolvimento de placas de bacilos resistentes.

O tratamento supervisionado consiste na administração direta do medicamento para tuberculose, por um profissional de saúde, que entrega, observa, e registra a ingestão de cada medicação, realizada na unidade de tratamento ou no domicilio por agente comunitário de saúde.

Em São Sebastião a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde está promovendo de 20 a 24 de março de 2006 a Semana de Prevenção e Combate a Tuberculose fazendo busca ativa para captação do maior número de sintomáticos respiratórios do município, quando teremos a grande ajuda das unidades de saúde e dos agentes comunitários indo de casa em casa, tentando encontrar e estimular a coleta do escarro nas pessoas que estão apresentando tosse com catarro por 03 ou mais semanas.

Para maiores informações

Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391, 1º Andar, Centro – São Sebastião/SP.

Fone/Fax: 3892-1744 / 3891-2074

E-mail:gabinetesaude@saosebastiao.sp.gov.br

Informe-se

Programas da Saúde

O Ministério da Saúde realiza vários programas com a missão de trazer a saúde para perto do cidadão e dar ao profissional a especialização necessária

3ª Idade

O exercício físico na 3ª idade é importante para se ter uma vida saudável.

Saúde da Mulher

A mulher moderna tem seu espaço aqui, atualize-se e informe-se.

Primeiros Socorros

Saiba o que fazer quando ocorrer uma queimadura

Combate a Dengue
Combate a Dengue