A Prefeitura de São Sebastião informa que a Regional da Costa Norte intensificou os trabalhos nas áreas atingidas pela chuva dessa quarta-feira (6), e onde foi registrado alagamento em algumas casas.
Cerca de 10 famílias do Chico Soldado, no bairro do Canto do Mar, e outras 16 do Vila Verde, na Enseada, tiveram suas casas invadidas pela água.
O diretor da Regional da Costa Norte, Ivan Moreira Silva, disse que está sendo feito o monitoramento das áreas. As equipes da Regional também estão retirando entulho deixado pela chuva, além do lixo e alguns obstáculos nas tubulações.
“Hoje (7) estamos fazendo a limpeza e a desobstrução das galerias, e estamos recolhendo os móveis que as pessoas estão descartando nas ruas”, disse.
Houve ainda o trabalho com máquinas para limpeza das vias nos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá. “Também estamos prestando apoio às famílias atingidas, fomos nas casas delas informar que a Regional estava se colocando a disposição”, comentou.
De acordo com ele, as chuvas causaram danos não apenas nos bairros, mas também na rodovia SP-55. “Na pista, ajudamos na retirada de duas barreiras no bairro da Cigarras, e de oito árvores, de grande porte, que atrapalhou o tráfego no local no fim da tarde de ontem (6)”, relatou Ivan.
Preventivo – O diretor da Regional da Costa Norte considerou ainda que as equipes trabalham desde o começo do ano, realizando ações preventivas de limpeza, desobstrução e remoção de lixo, além de construção de galerias e drenagens.
“Apesar dos transtornos, assim que baixou a maré ontem (6), a água começou a ter vazão. Se não tivesse sendo realizado um trabalho preventivo, nós teríamos toda a região ainda debaixo da água”, disse.
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado das chuvas de 72 horas chegou a 167 mm - o que mantém o nível vigente de atenção no município.
Equipes da Defesa Civil permanecem com o monitoramento das áreas de risco. A Coordenadoria de Defesa Civil de São Sebastião pede à população que em caso de qualquer tipo de ocorrência ligue para os números de atendimento nos telefones 153 e 199.