A prefeitura de São Sebastião em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, e a Sinergia Treinamento Empresarial promoveram uma palestra sobre “Conscientização da violência contra a pessoa idosa”, na última semana, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga, na Costa Sul. A palestra faz parte do cronograma do “Dia Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa”, celebrado no dia 15 de junho.

Esta foi a segunda apresentação sobre o tema, ministrada pela advogada Márcia Ione de Mello Souza, seguida de uma atividade de lazer para os idosos no final, além de um café da manhã especial oferecido pelo Fundo Social. “Hoje é um marco para a mudança em São Sebastião, um dia de mudança para os idosos que vão poder contar conosco”, afirmou Márcia.

Participaram da atividade cerca de 60 idosos que são atendidos no CRAS pelo projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”, realizado através de uma parceria entre a Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade de São Sebastião (FACULTI) e a prefeitura. Segundo a assistente social, Erika Ramos, a FACULTI promove um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que faz parte de uma política nacional de assistência ao idoso, oferecendo atividades de cultura, lazer e esportes.

“Acho que é preciso pensar em atitudes e medidas que permitam que o idoso possa se virar sozinho também, não só ficar dependendo da família; isso é muito importante”, frisou a atleta Sigueko Kimura, de 65 anos, moradora de Juquehy, na Costa Sul, praticante corrida de montanha e corrida de rua.

“Quero parabenizar o prefeito Felipe Augusto por fazer com que a Costa Sul e o Centro se unissem em uma nova São Sebastião”, agradeceu César Romero, que faz parte do grupo “Valorizando a Pessoa Idosa” de Boiçucanga.