Em celebração ao Dia Mundial do Idoso, a Prefeitura de São Sebastião preparou a II Semana Municipal do Idoso. A ação conta com diversas atividades especiais, uma delas foi o Festival de Yoga, realizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI) em parceria com a Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade (FACULTI) no Espaço Cultural Batuíra.

A demonstração do Yoga foi realizada pelos grupos de idosos, que fazem parte do Programa Valorizando a Pessoa Idosa (VAP) da FACULTI. Ao todo, cinco grupos se apresentaram, cada um representando um bairro. Os grupos são: Primavera (Jaraguá), Esperança (Topolândia), Rosas de Saron (São Francisco), Flor do Amanhecer (Juquehy) e Viver da 3º Idade (Boiçucanga).

O Yoga é uma técnica milenar que tem origem na Índia, seu significado é União, a proposta da demonstração com os idosos é mostrar que a prática pode ser feita em todas as idades, pois ela contribui para que as pessoas possam viver uma vida mais saudável e tranquila.

O grupo Garoça, esteve presente no evento apresentando uma dança sobre a natureza. O encontro foi marcado com muita alegria.

“É muito divertido ver pessoas com mais idade se exercitando, elas ficam mais entusiasmadas. Quando eu chegar à mesma idade, também quero ser ativo assim”, contou o estudante Kauã Siriani Bezerra, 12, que participa do Projeto Garoçá.

Para Merita Alves dos Santos, 70, o yoga ajudou a reduzir as dores no corpo. “Eu pratico yoga há cerca de quatro anos. Essa prática me ajudou bastante em relação à minha saúde, eu sentia muitas dores na coluna, no joelho, agora diminuiu bastante. Está sendo incrível participar deste evento e mostrar para as pessoas como o yoga pode ajudar”, contou a aposentada.

“O propósito desta Semana é dar espaço aos idosos, para que eles possam mostrar a população de modo geral que eles estão na ativa, e como isso tem ajudado de forma positiva na saúde deles”, explicou a Chefe de Divisão de Programas e Projetos de Inclusão, Sandra Lamb.

Até sexta-feira (05/10), a Semana do Idoso segue com Jogos dos Idosos com voleibol adaptado, damas, xadrez, dominó, buraco, truco, bocha e malha.

O encerramento será marcado por uma trilha na Aldeia dos Índios com o Projeto Turismo de Aventura Especial da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso, em Boracéia.

Confira a programação completa:

04 de outubro (quinta-feira)

CAE Pontal da Cruz
Jogos dos Idosos – JISS do Litoral Norte
9h – Natação
14h – Competições: Voleibol Adaptado (quadra), Damas e Xadrez (SAMPOC), Dominó e Buraco (Salão Social CAE), Truco (área de lazer CAE), Bocha (cancha 1 e 2) e Malha (cancha)

05 de outubro (sexta-feira)

Trilha de Boraceia – Aldeia dos Índios
8h – Encerramento: Turismo de Aventura Especial

Estádio Otoniel Santos – Pista de Atletismo
Jogos dos Idosos – JISS do Litoral Norte
9h – Atletismo