A Coordenadoria da Mulher de São Sebastião promoveu uma palestra sobre dois temas relacionados ao Tráfico de Pessoas, no Teatro Municipal, na última terça-feira (01/08). A palestra que lotou o teatro, entre estudantes, professores e cidadãos interessados, contou também com a presença do prefeito Felipe Augusto.

Foram duas palestras no mesmo dia, gratuitas e abertas para a população, promovidas pela Coordenadoria da Mulher, por meio da campanha “Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas em São Sebastião”. A primeira com o tema “O que é tráfico humano”, foi ministrada pela professora Débora Puertas; e a segunda palestra sobre “Tráfico de pessoas e seus desdobramentos”, com o Coordenador do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Dr. Flávio Antas Corrêa.

Estiveram presentes também na palestra o secretário de Segurança Urbana, José Roberto de Lara, a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Célia Silveira da Cruz, e o secretário das Administrações Regionais, Gelson Aniceto de Souza (Tota).

Ainda na terça-feira, o prefeito se reuniu com o coordenador do núcleo para discutir a criação de uma central de recepção de denúncia de tráfico de seres humanos, prostituição infantil e trabalho escravo, em São Sebastião, que deverá ser a primeira cidade do Estado de São Paulo a contar com este tipo de amparo. Além da possibilidade de ser a sede de um Comitê Regional para tratar do assunto, em convênio com a secretaria estadual de Justiça.

A palestra fez parte da Semana de Mobilização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e contam com a parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) - que declarou o dia 30 de julho como Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas -, e de instituições que lidam com o tema.

Serviço: No momento, denúncias contra o tráfico de pessoas podem ser feitas por meio do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e pelo Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível fazer denúncias pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho; e pelo site www.mpt.gov.br, do Ministério Público do Trabalho.