Mesmo com o acumulado de chuva de 74 mm e vendaval ocorrido na noite desta segunda-feira (29), com ventos de até 70 Km/h, que ocasionou alguns incidentes de Costa Norte a Costal Sul do município, mais uma vez, os trabalhos de monitoramento, prevenção, desassoreamento e limpeza de rios e córregos da cidade, realizados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), fez toda a diferença para que os estragos não fossem maiores.
Segundo as equipes da SESEP, por meio das sete regionais municipais - Centro, Topolândia, Costa Norte, Maresias, Boiçucanga, Juquehy/Barra do Una e Boraceia - que atendem todos os bairros do município, periodicamente a execução de serviços urbanos são realizados nos 110 km de extensão territorial de São Sebastião, principalmente nos meses que antecedem o período de chuvas (dezembro, janeiro, fevereiro e março).
Técnicos da Prefeitura vistoriam regiões de Costa Norte a Costa Sul e percorrem a extensão de rios para avaliar a situação do local.
Essa é uma das ações realizadas precedendo o período de chuvas para evitar possíveis alagamentos e inundações nos rios e também nos córregos de todo município.
Trabalho executado por todas as Regionais Municipais, sendo que as de Boiçucanga, Maresias, Juquehy/Barra do Una e Boraceia, na Costa Sul do município, realizam serviços de manutenção e drenagem, com melhorias na Estrada Rio das Pedras, além do Sertão do Cacau, em Cambury e Rio Boiçucanga.
Obras de Contenção
Os moradores da Travessa Jaconias Caruso e da Rua Pernambuco, ambas no bairro Itatinga obtiveram reforço na infraestrutura e segurança. Com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, a Prefeitura concluiu as obras contenção do talude, plantio de gramas e drenos, além da construção de escada hidráulica para conduzir melhor as águas pluviais, o que diminui a velocidade e contém o deslizamento de pedras por conta das fortes chuvas.
Morro do Abrigo
Com obra de drenagem em diversas ruas da Região Central, a Prefeitura realizou a reforma de cinco metros de tubulação na Rua José Justino Moreira, bairro Morro do Abrigo, com a instalação de uma caixa coletora para diminuir os efeitos do assoreamento e reestabelecer a qualidade do manejo de águas pluviais.