A 14.ª edição da Campanha Vila Limpa, realizada pelo Instituto Verdescola entre os dias 23 e 25 de agosto, na Vila Sahy, mobilizou a comunidade local com ações de conscientização e prestação de diversos serviços. 

Entre os resultados alcançados, estão a retirada de cerca de 200 quilos de lixo e rejeito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Outros 20 quilos de microlixo foram recolhidos pelas crianças no Mutirão de limpeza, entre o montante, 450 bitucas de cigarros.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) coletou Lixo Eletrônico (E-lixo) e fez a troca por mudas de árvores nativas, ao todo, 53 mudas foram doadas. Entre os materiais recolhidos estão 10 TVs, 3 rádios, 3 celulares, impressora, teclado de brinquedo, fones de ouvido, carregadores de celulares e 1 caixa com compartimentos eletrônicos.

Foram entregues à comunidade 30 sacos de hortaliças da Horta do Instituto Verdescola, 275 armadilhas contra o mosquito da dengue confeccionados pelas crianças e 150 máscaras faciais.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aplicou a vacina antirrábica em 334 cães e gatos; o Controle de Endemias visitou 388 imóveis em busca de larvas de mosquito e fez tratamento nos bueiros para mosquitos Culex em diversas ruas da Vila Sahy.

Mais de 670 alunos participaram diretamente da Campanha Vila Limpa e 43 participaram da roda de conversa sobre o descarte de resíduos e reaproveitamento de resíduos orgânicos. Moradores não foram contabilizados.

A SABESP realizou 40 atendimentos à população, 101 pessoas foram entrevistadas na pesquisa de percepção ambiental sobre o mosquito da dengue e houve centenas de visitas aos estandes.

O evento tem como objetivo estabelecer com a comunidade da Vila Sahy a responsabilidade compartilhada pela limpeza, manutenção e saneamento do local, a partir de uma série de iniciativas educacionais, sociais e ambientais.

É realizado anualmente em parceria com o Instituto Conservação Costeira e AMOVILA, e este ano contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião (CCZ, SESEP, SEMAM e Defesa Civil), Sabesp e Parque Estadual Serra do Mar.

Além da Campanha Vila Limpa, o Instituto Verdescola desenvolve um trabalho contínuo de educação ambiental, saúde e conscientização, visando, além da sensibilização dos moradores, a melhoria das condições de vida da comunidade, suscitando sentimentos de responsabilidade, solidariedade, iniciativa e respeito ao próximo e ao meio ambiente, por meio da mobilização comunitária com oficinas socioambientais.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra moradores visitando estandes montados na Praça da Vila Sahy durante a Campanha Vila Limpa. Fim da descrição.