A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), realizou, nesta sexta-feira (26), testes contra Covid-19 na Aldeia Indígena Rio da Silveira, em Boraceia.

A ação foi promovida porque uma das moradoras da comunidade apresentou resultado positivo para Covid-19 – a indígena passa bem. Como medida preventiva, os profissionais da saúde do município realizaram os testes em pessoas contactantes (indivíduos que tiveram contato com a pessoa contaminada com coronavírus).

O tipo de teste aplicado foi o PCR-RT, em que é utilizado um cotonete (swab) na boca e no nariz da pessoa que vai ser testada. Uma vez que a amostra é coletada, é enviada ao Laboratório de referência do Estado, o Adolfo Lutz, para análise. Independentemente do resultado, previsto para ficar pronto entre 15 e 20 dias, as ações de isolamento e preventivas foram instituídas para tentar conter o avanço da doença entre os membros da comunidade indígena.

São Sebastião registrou, desde o início da pandemia, 10.442 casos confirmados de Covid-19 e 171 óbitos de moradores relacionados à doença, além de 9 óbitos de não-residentes.

O município tem tomado uma série de medidas com bons resultados no enfrentamento à pandemia, fato comprovado pelo número de registros de novos confirmados nas últimas 24 horas (apenas duas pessoas); em quarentena domiciliar (35 pessoas); e de recuperados (10.236 superaram a doença, índice de 98% em relação aos casos confirmados).

Quanto à campanha de imunização contra a Covid-19, já foram aplicadas 147.295 doses em São Sebastião, sendo 74.012 referentes à primeira dose, 65.272 relacionadas à segunda dose, 2.351 doses únicas e 5.660 de reforço da vacina contra a Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (SESAU).

 

#PraTodosVerem: fotos de pessoas da Aldeia Indígena Rio Silveiras realizando teste contra Covid-19. Fim da descrição.