Lateral-esquerdo Rafael Gonzaga, de 18 anos, atuou pela primeira vez na equipe principal do clube


O lateral-esquerdo sebastianense Rafael Gonzaga, de 18 anos, estreou na equipe profissional do Santos Futebol Clube em partida válida pela Copa Sul-Americana contra o Deportivo Cuenca, realizada no Estádio Alejandro Serrano Aguilar, no Equador, na última quarta-feira (8/4).

Apesar da derrota por 1 a 0, com gol contra do goleiro Gabriel Brazão após cobrança de escanteio de Lucas Mancinelli, o atleta registrou participação relevante na partida, com uma chance criada, três passes para finalização e quatro conduções. No setor defensivo, contabilizou duas interceptações e quatro cortes.

Gonzaga ganhou espaço na equipe após a lesão de Vinicius Lira, que disputava posição com Escobar. Segundo o técnico do Santos, Cuca, até terça-feira (7/4) a tendência era a escalação de Escobar, que apresentou febre, o que levou à opção pelo jovem atleta. “Ele foi bem até onde aguentou, saiu com câimbras. Teve personalidade para jogar no primeiro tempo. Criaram algumas jogadas em cima dele, mas, no resumo, foi bem”, afirmou o treinador em coletiva de imprensa.

Natural do bairro Topolândia, em São Sebastião, Rafael Gonzaga iniciou sua trajetória no futebol em projetos sociais e escolinhas municipais da cidade. Em 2018, mudou-se para Santos com a família após ser aprovado em processo de avaliação do clube. Desde então, passou a integrar as categorias de base.

O pai do atleta, Rogério Almeida Gonzaga, relembrou o início da trajetória do filho no esporte. “Fazíamos bate e volta entre São Sebastião e Santos desde 2017 para realizar testes e treinamentos. O interesse do Santos surgiu por meio de uma peneira no município. Depois vieram o monitoramento e a avaliação. Em 2018, a diretoria nos chamou para integrá-lo ao elenco de campo”, relatou.

Atualmente residindo em Santos, o jogador conta com o apoio da família, composta pelos pais, Rogério e Rosemeire Cristina, e pelo irmão Téo, de 6 anos.

Rafael Gonzaga atua como lateral ofensivo, com participação frequente no ataque. No Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2025, marcou quatro gols em 18 partidas. O atleta também acumula convocações para seleções de base e conquistou o título do Sul-Americano Sub-17.

Integrante do Santos desde 2019, quando ingressou no sub-11, assinou seu primeiro contrato profissional em 2024, aos 16 anos, com vínculo até maio de 2027. Nas categorias de base, conquistou títulos do Campeonato Paulista Sub-17, em 2024, e Sub-20, em 2025.

O atleta também atuou em categorias acima de sua idade ao longo da formação, participando de partidas pelas equipes sub-17, sub-20 e sub-23. A utilização no elenco profissional ocorre de forma gradual, com alternância entre treinamentos na equipe principal e participação no sub-20.

A Prefeitura de São Sebastião parabeniza o atleta pela estreia e destaca o incentivo ao esporte como instrumento de formação e desenvolvimento de jovens no município.


#PraTodosVerem: As imagens retratam momentos da trajetória do jogador Rafael Gonzaga, natural de São Sebastião, em atuações pelo Santos Futebol Clube e pela Seleção Brasileira, incluindo cenas de jogo, comemoração e preparação em campo. Fim da descrição.