O Programa Turismo de Aventura Especial, promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), proporcionou um dia diferente para pacientes do Centro de Reabilitação de Boiçucanga, na Costa Sul do município.

Na quarta-feira (24), 25 pessoas tiveram a oportunidade de passear pela Trilha da Água Branca, que leva ao rio de mesmo nome, no Sertão de Abras do Una, em Barra do Una.

"O objetivo do passeio foi proporcionar à pessoa com deficiência essa experiência, esse contato com a natureza, o acolhimento, o cuidar. E, incluir por meio dessas ações, nos traz uma alegria imensa porque a cada dia descobrimos o quão importante é trabalhar e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida e garantir a igualdade de oportunidades conforme direito de qualquer cidadão", conta o chefe de divisão da pessoa idosa, Anderson Luiz Soares Medeiros.

Durante o passeio, equipes do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), contaram aos presentes sobre a Unidade de Conservação na qual a região está inserida, propiciando momentos de rica interação com o ambiente natural e possibilitando o acesso de uma ampla variedade de público aos atrativos naturais disponíveis na região.

A bióloga Sheila Souza é monitora do PESM e ressalta que a atividade é importante para todas as pessoas conhecerem a unidade e saber o que é o parque.

Bento Miguel é terapeuta ocupacional no Centro de Reabilitação de Boiçucanga que trata de pacientes com sequelas de AVC, adolescentes com déficit intelectual, pessoas com sequelas motoras e amputados. “Hoje pudemos trazer pessoas com perfil bem variado e ver a alegria desses pacientes em participar de um projeto tão bonito como esse”.

Priscila Alves Barbosa Correia é cozinheira e moradora na Vila Sahy. Ano passado foi vítima de um acidente de moto e foi encaminhada pela fisioterapia para o Centro de Reabilitação. Em fevereiro, foi vítima da tragédia do Carnaval e precisou ir para a psicóloga. Na quarta-feira, teve a oportunidade de fazer o passeio. “Só agora estou conseguindo me reerguer depois de perder meus animais e perder o emprego. Não conhecia a trilha e foi maravilhoso estar no meio da natureza, renovar as energias e ter mais forças para continuar lutando e seguindo a vida”.

Para essa edição, além do PESM, o passeio teve apoio da Secretaria da Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS).

Programa Turismo de Aventura Especial

Atualmente, fazem parte do roteiro do Projeto de Turismo de Aventura Especial as trilhas da Aldeia Indígena (Boraceia), Abras do Una (Barra do Una), Ribeirão do Itu (Boiçucanga), Trilha Maresias/ Paúba (Maresias) e Reserva du Moullin (Pontal da Cruz).

 

#PraTodosVerem – Grupo passeio pelas trilhas e rio da Água Branca, na Barra do Una. Fim da descrição.