A comunidade da Costa Norte participou da exibição do filme “O começo da Vida” no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Enseada, na última semana. A ação, realizada pela coordenação do programa SP pela Primeiríssima Infância. No final da sessão iniciou-se um debate sobre o documentário e uma reflexão sobre o desenvolvimento infantil e a importância do vínculo.

O filme fala do quão significativo são os primeiros anos de vida da criança. Com entrevistas de pessoas de vários lugares do mundo, o documentário faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

Segundo Carolina Buso, psicóloga e supervisora do programa SP pela Primeiríssima Infância, o objetivo de apresentar o documentário é mostrar as várias situações de vivências reais do cotidiano das famílias, das dificuldades, e as possibilidades de um olhar diferente para a criança e para a infância.