A Horta Comunitária de Ervas Medicinais, que fica no Centro Comunitário da Topolândia, na região Central de São Sebastião, ganhou na última semana uma reforma, investimentos e incentivo. A horta foi montada há alguns anos, com a ajuda da professora Maria Cecília Nobre Borges, mais conhecida como professora Ciça.

A reforma foi feita após uma visita da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Michelli Veneziani Augusto, ao local, e tem como objetivo valorizar boas ideias que podem trazer independência e renda para a população. A intenção é expandir a proposta para outras comunidades do município. "A partir de agora o Fundo Social assume esse projeto da horta comunitária, e iremos revitalizá-la e transformá-la em um instrumento de inclusão social. Vamos agregar valor também ao projeto da Padaria Artesanal, que passará a usar as especiarias da horta em suas produções", declarou a primeira-dama.

Com o auxílio da Secretaria das Administrações Regionais (SEADRE), o canteiro foi reorganizado e já possui diversas mudas plantadas, na maioria ervas com fins medicinais, como erva-cidreira, alecrim, boldo, erva-doce, citronela, confrei, tomilho, camomila, arnica, além de morango, abacaxi, orégano, salsa, cebolinha e muitas outras. A plantação também conta com uma compostagem própria.

Segundo a professora Ciça, quem cuida da horta são os praticantes de Yoga do Centro Comunitário, com a orientação técnica da engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), Joyce Michelucci. Para a professora, as ervas com fins medicinais servem de apoio para os praticantes de Yoga. “A ideia é "colher quem plantou". Porém, o objetivo é ampliar a participação da comunidade”, explicou.

Serviço: O Centro Comunitário da Topolândia fica na rua Antônio Pereira da Silva, 170. Telefone: 3892-5285.