Vinte e cinco alunos dos cursos de Nutrição e Dietética e Gastronomia da Escola Técnica Estadual (ETEC) Caraguatatuba – Centro Paula Souza prestigiaram o 5º Festival Gastronômico Caiçara, na noite desta terça-feira (16), último dia, encerrado com chave de ouro, com a aula show do chef de cozinha, Henrique Fogaça, na estrutura montada no Complexo Turístico da Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), Centro Histórico de São Sebastião. Os estudantes vieram acompanhados pelos professores Karina Vieira e Delano Rezende.

O festival integra as comemorações dos 386 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 16 de março, uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS).

Com curadoria do chef caiçara Eudes Assis, o evento contou com diversas atrações culturais e artísticas, como shows musicais de artistas locais, exposições, oficinas, deliciosas opções gastronômicas caiçaras, aulas ao vivo de receitas preparadas ao público na Cozinha Show, em que passaram os Chefs Jimmy Ogro, Erick Jacquin, Helena Rizzo, Eudes Assis, Ronaldo Guergolett e Dário Costa e Henrique Fogaça. Centenas de moradores e turistas aproveitaram as atrações durante os seis dias de festival.  

Para Mariana Cândido, aluna do curso de Gastronomia da ETEC de Caraguatatuba, o festival foi sensacional. ‘Tive uma experiência de aula prática inesquecível. Ter a possibilidade de assistir ao chef de cozinha, Henrique Fogaça, ao vivo e de graça foi impressionante. A cultura e a culinária caiçara foram prestigiadas de forma impecável. São Sebastião está de parabéns pelos seus 386 anos e pelo evento”, declarou Mariana.

“Excelente. Usou a culinária da nossa região. Achei perfeito, simples e maravilhoso. Eu não esperava que fosse um evento tão organizado, o público respeitou o espaço e o Henrique Fogaça foi muito receptivo com todo mundo. Achei excelente, maravilhoso. A Prefeitura de São Sebastião, o prefeito Felipe Augusto e o município estão de parabéns pelo aniversário e este grande e organizado festival”, afirmou Daniel Siqueira, aluno do curso de Nutrição e Dietética.

A professora e nutricionista Karina Vieira elogiou a estrutura e a organização do espaço. “Foi maravilhoso. Muito bom. Sou fã do Henrique Fogaça. A culinária caiçara é uma culinária muito rica e que as vezes não é muito prestigiada. O Litoral Norte de São Paulo é privilegiado com essa culinária bem rica e gastronômica. Os alunos estão super empolgados e felizes com essa oportunidade de uma aula show com este grande chef que é o Fogaça. Organização e estrutura excelentes. O trabalho da Prefeitura de São Sebastião foi espetacular. Parabéns a cidade, ao governo municipal e ao povo sebastianense”, finalizou Karina.

 

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra alunos e professores dos cursos de Nutrição e Dietética e Gastronomia da Escola Técnica Estadual (ETEC) Caraguatatuba – Centro Paula Souza, durante o 5º Festival Gastronômico Caiçara realizado pela Secretaria de Turismo (SETUR) e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS) da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.