A comemoração dos 384 anos de Emancipação Político-Administrativa e do Dia do Caiçara foi celebrada com uma especial programação na Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, onde aconteceu 4ª edição do Festival Gastronômico Caiçara, de 13 a 16 de março.  O evento aconteceu antes da assinatura do Decreto Municipal n° 7707/2020, que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de saúde pública no enfretamento e prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus).

A festa, que tem curadoria do chef caiçara Eudes Assis, contou com diversas atrações culturais e artísticas, além da Cozinha Show, com grandes chefs caiçaras e renomados chefs de reconhecimento internacional como Alex Atala e Olivier Anquier. Na praça de alimentação, 27 restaurantes e estabelecimentos locais ofereceram o melhor da culinária caiçara, com diversas opções gastronômicas preparadas com frutos do mar, como moquecas, risotos, porções, pastéis e muito mais.

Valorizando a cultural local, a Prefeitura também promoveu no local a Exposição Fotográfica “Ser Caiçara”, do sebastianense Edivaldo Nascimento; a contação de histórias com a caiçara Neide Palumbo; a Oficina de Artesanato Identitário; e Vivências na Casa Caiçara com Angélica Souza e Sebastião Salomão.

No domingo (15), comemorando o Dia do Caiçara em grande estilo, aconteceu a cerimônia de relançamento do livro de contos e causos “Mitos e Lendas de São Sebastião”, que em breve estará disponível na biblioteca do município. 

O Festival Gastronômico Caiçara é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR).