Pensando em proporcionar mais lazer às famílias do bairro Maresias, Costa Sul do município, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, em uma parceria com o Projeto Coletivo e a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), realizou uma ação em conjunto para transformar um canteiro, em uma área de recreação.

O espaço transformado em parquinho fica localizado no canteiro central da Rua da CESP. Pensando na segurança das crianças, foi feito um cercado utilizando como matéria-prima pneus. Além disso, no local foram instalados balanços; um parquinho multiuso com escorrega; uma horta que foi cultivada pelos moradores do bairro e mesas para promover a leitura.

“O local criado consiste em organizar um espaço lúdico de recreação. Nele são possíveis as crianças e familiares interagirem entre si e com outros da maneira que é mais valiosa para o desenvolvimento saudável deles, brincando. Todos eles já estão aproveitando e gostando muito do espaço, que contou com a solidariedade de todos”, contou a voluntária do projeto Coletivo Maresias, Amélia da Silva Fonseca.

Projeto Coletivo Maresias

O projeto Coletivo Maresias é um grupo de moradores e voluntários que desenvolvem projetos sociais no bairro de Maresias. O projeto consiste em proporcionar espaços de troca de ideias, experiências, vivências entre os moradores, e organizando oficinas culturais e educacionais com diversos temas.

O Coletivo desenvolve todo mês saraus culturais, e já desenvolveu uma biblioteca infantil, aulas de alfabetização, oficina de livro, horta, educação ambiental  e, agora, a principal ação, montagem do “espaço brincar”, para que as crianças do bairro possam socializar e se divertir.