A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), realizou uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e liderança da aldeia indígena Rio Silveiras.

O objetivo desse encontro foi oferecer apoio e direcionamento à comunidade indígena a respeito dos meios de prevenção e tratamento do coronavírus.

Foi encaminhado aos representantes o protocolo de manejo clínico municipal do novo coronavírus na atenção básica, odontológica e especializada, com todas as normas de saúde e vigilância sanitária, exigidas para o enfrentamento da Covid-19, desde o uso correto de equipamento de proteção individual ao procedimento em caso de necessidade de internação de paciente.

A SESAU frisou a importância do isolamento social como meio de prevenção da transmissão do vírus e da comunicação entre a comunidade indígena e os órgãos municipais para acompanhamento e registro de possíveis casos de contaminação ou síndrome gripal.

Além de suporte médico às famílias do Rio Silveiras, a Prefeitura irá distribuir cestas básicas e máscaras de tecido, por meio de ação da SEDES.

Como medida preventiva, a aldeia indígena Rio Silveiras fechou as suas portas e não receberá pessoas de fora em seus limites.

Vale ressaltar que todos que estavam presentes na reunião utilizavam máscaras, como recomendado pelos órgãos de saúde, para evitar a contaminação do coronavírus.