A Prefeitura de São Sebastião inaugura no sábado (16), às 10h, o rancho de pesca “Pararanga”, localizado no bairro Porto Grande, região central da cidade, que precisou ser reconstruído depois de ser danificado pelo fogo em maio do ano passado.

O intuito é preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores da cidade, que conta com sete ranchos municipais espalhados de Costa Norte a Sul.

O rancho tem esse nome porque Pararanga era o apelido de um caiçara sem residência fixa que os pescadores acomodaram no local e que se tornou uma espécie de vigia.

O rancho é um dos mais antigos espaços de pesca de São Sebastião e abriga, há mais de 60 anos, cerca de 40 pescadores, reunidos em três classes. Atualmente eles são cadastrados na Associação dos Pescadores Artesanais, Profissionais e Amadores do Rancho Pararanga, entidade mantenedora da antiga comunidade.

No último trimestre de 2018 a Prefeitura inaugurou o Rancho dos Pescadores da Praia da Figueira, também conhecido como Rancho dos Fortunatos. Também está em reforma o Rancho da Enseada. Os ranchos das Cigarras, do Convento do São Francisco e de Boiçucanga também passarão por reforma. O do Pontal da Cruz receberá apenas pequenos reparos.

Além dos ranchos municipais, ainda existem, ao longo da cidade, mais 22 ranchos particulares, construídos nos fundos das propriedades caiçaras e em faixa de marinha.

O rancho é o local que abriga todas as canoas, barcos, redes e demais instrumentos de pesca, necessários para dar continuidade à sobrevivência do pescador. Eles são padronizados com piso de concreto, esteio de madeira maciça, alvenaria de entorno de até 1 m com fechamento de madeira treliçada até o telhado, coberto com telha de cerâmica.

Segundo o prefeito Felipe Augusto, a Prefeitura está na defesa dos pescadores. “Estamos falando do sustento de centenas de pescadores e de suas famílias, então, vamos defender o que for positivo para eles e nossa cultura. Queremos ainda construir um rancho em Barra do Sahy para dar mais segurança aos pescadores do local”, finalizou.