Idosos iniciaram na última terça-feira (11) o curso gratuito de Inclusão Digital oferecido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Estado (FATEC) São Sebastião.

O curso é realizado na sala de informática da FATEC às terças-feiras para mais de 20 idosos e às quintas-feiras para 10 pessoas com deficiência. As turmas são divididas e menores para um melhor aproveitamento. Ao todo serão 15 semanas de aulas.

Segundo o monitor, André Lewin Franco, a capacitação vai viabilizar acesso aos meios digitais. “Eles vão aprender a organizar textos e fotos dos parentes, arquivar a história deles, além de enviar e-mail e navegar na Internet”, explicou. Além de André, alunos e ex-alunos da faculdade auxiliam no curso como voluntários.

O cirurgião dentista aposentado, Pedro Fornazari Netto, 83 anos, ficou empolgado com o início das aulas. “A gente cansa de ser analfabeto digital. Vejo meus netos brincarem na internet e eu sem saber nada. Agora vou poder brincar com eles e fazer parte deste mundo digital”, comentou.

A esposa de Fornazari, auxiliar de dentista aposentada, Francisca das Chagas Lopes, 51 anos, está motivada. “O curso é muito bom, a prefeitura está de parabéns. Hoje o mundo passa na internet e chega a ser triste não sabermos usar. Vale a pena aprender, nos sentimos vivos”, declarou.

José Barbosa da Silva, 75 anos, é letrista aposentado e quer aprender a se comunicar pela internet. “Quero aprender a me comunicar com alguém que está longe, meus parentes e amigos. Também quero guardar as fotos da minha família para ter sempre como lembrança”, contou.