A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Idoso (SEPEDI), realizou nesta segunda-feira (9), a cerimônia de entrega de certificados dos projetos inclusivos da secretaria. Ao todo, cerca de 150 pessoas participaram do evento.

Entre os formandos, 50 alunos dos projetos ‘Asas’ e ‘Asas Comunidade’, dos cursos de Desenho de Observação, Costura Básica, Inglês Comercial, Cartonagem e Desenho de Mangá, oferecidos em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), comemoraram a certificação.   

Paula Costa Xavier, 39 anos, mãe do Artur Xavier, 14 anos, do Asas, disse que o projeto ajudou o filho a descobrir e valorizar suas habilidades. “O Artur sempre gostou muito de desenhar e o curso foi a motivação que faltava para ele aprender mais. Sou muito grata a prefeitura por proporcionar isso ao meu filho”.

“Eu achei ótimo fazer participar. Aprendi muitas coisas com o professor e tenho certeza que isso vai ser muito bom para o meu futuro”, explicou Artur Xavier, da Escola Municipal Henrique Botelhoque, que se formou no curso de Desenho de Observação.  

Na ocasião, também receberam certificados, pelo menos 50 pessoas, da capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecida aos servidores das secretarias municipais e equipe do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) e, do Projeto Inclusão Digital, voltado para idosos e pessoas com deficiência, realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec).  

Se formaram ainda, outras 50 pessoas do curso de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual, que teve participação de professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), docentes da Costa Sul e comunidade em geral.

Para a professora Zenaide Aparecida da Silva, da Escola Municipal do Camburi, foi maravilho descobrir formas de melhorar o atendimento a pessoas com deficiência visual. “Foi impactante participar de algumas vivências que nos aproximaram da realidade do cego, pois isso faz toda diferença na hora de prestar atendimento. Certamente foi uma oportunidade maravilhosa para os professores da Costa Sul”, destacou.