Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), realiza o Sarau Virtual da 37ª edição do Concurso de Poesia “Nhô Bento”.

Devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a apresentação será feita de forma virtual, a partir das 19h, ao vivo no facebook da Fundass (www.facebook.com/cultura.fundass) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião (www.facebook.com/ConselhoDeCulturaSS/). 

Foram mais de 20 obras inscritas, sendo selecionadas pela comissão julgadora 6 poesias finalistas, que serão apresentadas ou declamadas no Sarau.

Serão concedidos certificados de participação a todos os inscritos; além disso, a Comissão Julgadora classificará as três melhores poesias para serem agraciadas, com base nos critérios de poesia e interpretação. Será atribuído ao melhor intérprete da noite, escolhidos pela comissão, o certificado de Honra ao mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”, enviado posteriormente pelos Correios respeitando as determinações sanitárias em razão da pandemia.

Antes do Sarau Virtual, será exibido o documentário “Memórias Caiçaras” com convidados de Ana Guitti, integrando a programação da Mostra Virtual LAB Cultura Caiçara e Tradicional, composto por trabalhos artísticos contemplados pela Lei Emergencial Aldir Blanc. 

 Sobre Nhô Bento

O concurso homenageia o poeta sebastianense Nhô Bento, nascido em 1902, no bairro do Pontal da Cruz e que, ainda jovem, foi morar em São Paulo. Seu livro “Rosário do Capiá”, reunindo 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor, editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato.

Confira os selecionados:

Ah Mar! – Pseudônimo: Arcanjo

Borboleta Azul – Pseudônimo: Renato Franco de Oliveira

Casas Sem Sala – Pseudônimo: Anael

Cheia de Encantos – Pseudônimo: Amante da Natureza

Descobrimento – Pseudônimo: Navegante

Ignorância: a dádiva que não foi concedida pelos deuses – Pseudônimo: SofiaNix