A Prefeitura de São Sebastião informa que, no ano passado, fez um chamamento para a rede bancária visando o recebimento do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano em 2018. Atenderam a esse chamamento as seguintes instituições financeiras: Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Itaú.

De acordo com o diretor da Receita da prefeitura, Márcio Jorge, a Administração elevou o pagamento da tarifa paga ao banco para o recebimento do tributo e, em contrapartida, as instituições ficaram encarregadas de receber o imposto tanto no caixa presencial quanto no sistema eletrônico.

Alguns munícipes estão encontrando dificuldades para pagar o tributo presencialmente nas agências. Marcio Jorge informou que a prefeitura está fazendo “diariamente solicitações aos bancos” para o recebimento do tributo nas duas opções (eletrônica presencial).

“Por enquanto o único a receber presencialmente é o Santander, que já o fazia no ano passado. Os demais estão adaptando seus sistemas para receber o tributo também na boca do caixa. Essa é uma questão interna dos bancos que não podemos interferir diretamente, embora tenhamos tomado as providências para facilitar o pagamento do contribuinte”, explicou o diretor da Receita.

O recebimento de tarifas na rede bancária somente no sistema eletrônico é uma tendência que ocorre já há alguns anos, inclusive no pagamento de contas tradicionais como as de água, energia elétrica e telefone. “O mesmo ocorre nas demais cidades do Litoral Norte. Contudo, estamos fazendo o possível para que o nosso contribuinte tenha mais facilidades na hora de quitar o seu tributo”, finalizou ele.