Estudantes do 7º ano da Escola Municipal da Topolândia, localizada na região central de São Sebastião, proporcionaram aos idosos do Lar Vicentino um dia de muita alegria e diversão. A ação faz parte do projeto “Alunos Extraordinários”, da professora Carla Araujo Freitas Aguiar, e aconteceu na última quarta-feira (07/11).
Antes de ir ao Lar Vicentino, os estudantes participaram de atividades baseadas nos livros do programa “Na Onda da Leitura” e “Extraordinário”. Por meio destas leituras foram trabalhados os conceitos de responsabilidade, respeito e amizade, em especial a dos idosos.
Alguns exercícios levaram os adolescentes a refletir na prática sobre o que é ser idoso e as dificuldades enfrentadas. “Colocamos pesos no corpo, dificultamos a visão, a audição e o tato dos alunos.”, diz a professora Carla.
Uma programação especial foi feita pelos estudantes, começando por um café da tarde com bolos, pães e café. A música também tomou conta do local, animando a todos. Enquanto uns dançavam, algumas meninas se dividiam em fazer o cabelo e unhas das idosas.
Ao final da visita foi contada a história do livro “Extraordinário” e entregues os produtos de higiene arrecadados, contendo fraldas geriátricas, sabonetes, pastas de dente e lenços umedecidos, além de um kit individual para cada idoso.
Segundo a professora Carla, os alunos aprovaram a visita. “Todos disseram estar muito emocionados, querem voltar mais vezes, pois, de fato, estão se sentindo extraordinários.”, ressaltou.
A assistente social do Lar Vicentino, Ana Carolina, recebeu os estudantes e explicou a história e o trabalho desenvolvido, e fala sobre o resultado da visita. “Ficamos muito emocionados de ver o carinho e alegria que os alunos tiveram com os idosos aqui do lar. Gratidão é a palavra que define".