O canal de São Sebastião recebeu, no domingo (08/10), um encontro de canoas havaianas realizado com o evento da “Virada Sustentável”, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes na ação os clubes de canoagem Paddle Club de São Sebastião e Ilhabela, Guapuruvu Va´a, Alpha (Ilhabela), além da Escola de Velas da Secretaria de Esportes do município (SEESP). Ao total, oito canoas empunharam seus remos e um “surfski” (espécie de caique), em uma atividade que durou cerca de duas horas.

De acordo com os organizadores, cada pessoa que tivesse uma embarcação a remo poderia participar da atividade, saindo da praia que considerasse mais próxima e realizando o encontro com os demais no meio do canal.

“A ideia foi a de fazer um encontro com o pessoal que rema. É uma ação sustentável, já que durante o percurso diversos objetos são recolhidos do mar e também de integração entre os presentes e conexão com o meio ambiente”, disse o coordenador da Escola de Velas de São Sebastião, Ubiratan Mourão.

As largadas ocorreram às 8h e de diversos pontos, como a Praça da Vela, no bairro Porto Grande, Balneário dos Trabalhadores, onde fica a sede da Escola de Velas, na Praia Grande e também na Praia do Perequê, em Ilhabela.

“O remo vem ganhando cada vez mais adeptos e ações como essas são muito bacanas, vão unindo o pessoal da canoa e atraindo mais pessoas para praticar o esporte”, disse o integrante da equipe de remo da SEESP, Rafael Fraga.

“Apesar do vento forte, no meio do canal o mar estava liso, foi um passeio muito bom”, avaliou o remador da Guapuruvu Va´a, Itaquicé Soeiro.

Ao final do encontro, todas as canoas se reuniram na prainha da Rua da Praia, e, após uma operação de limpeza na faixa de areia, os participantes realizaram uma grande roda e discursaram palavras de agradecimento e incentivo uns aos outros.