Mostra segue até 26 de novembro retratando a vida da pintora

“Já expus em muitos lugares do Brasil e do mundo, mas em nenhum deles recebi tanto amor e carinho como em São Sebastião”. Foi com essas palavras, da professora e artista plástica, Edna Camargo Mattos, que a exposição “Na gota colorida se encontra uma vida” teve sua abertura na noite de sexta-feira (06/10), no Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia.

No momento do descerramento da faixa de inauguração, cerca de 60 pessoas, entre amigos, familiares e admiradores, lotaram o espaço para prestigiar a exposição que homenageia a trajetória de vida da artista sebastianense de 78 anos. Trajetória esta que há mais de 40 se dedica a retratar as belezas de São Sebastião.

A mostra conta com 36 quadros que foram pintados em técnicas de aquarela, técnica mista com acrílico, lápis aquarela e caneta posca em papel texturizado. Além da exposição, um vídeo documentário também é passado aos presentes, no qual a homenageada aparece pintando e dando detalhes sobre sua vida pessoal.

Para auxiliar na apreciação, o visitante tem um percurso a seguir que remete ao universo da pintora, passando por desde os locais preferidos, a quadros mais intimistas, que revelam com sutileza e sensibilidade o estado de espírito com que a artista enfrentou perdas irreparáveis e graves problemas de saúde.

Ao comentar sobre o evento da noite, a professora de artes chegou a se emocionar. “Esta homenagem me deixa muito feliz. Já realizei diversas exposições, mas com certeza esta é a mais especial pelo carinho, amor e cuidado com que todos tiveram por mim”, declarou Edinha, como é carinhosamente conhecida.

A aquarelista também relembrou momentos de superação e gratidão pela arte. “Tive um passado complicado por conta de graves problemas de saúde, por isso fiquei muito tempo dentro de casa. A aquarela serviu como alento, esperança e até cura, o que me deixa ainda mais feliz por expor o meu trabalho”, comentou.

“Minha casa é forrada de quadros e por mais que eu já tenha vendido na França, em Portugal e demais países, eu sentia que necessitava fazer algo em São Sebastião, terra que amo e que me abraçou como professora por 15 anos na Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), disse.

A exposição “Na gota colorida encontra-se uma vida” foi organizada pela Loja Encantes, com o apoio do fotógrafo e cineasta, Zoran Djordjevic e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant´Anna (FUNDASS).

A mostra segue no Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia até o dia 26 de novembro, com visitações das 10h às 18h. A entrada é franca.

Professora, artista plástica e poetiza, Edna Mattos

O amor de Edna Camargo Mattos pela pintura começou logo quando criança. Na fase adulta, certa vez recebeu a visita da artista Regina Kerr Funiar, que a ensinou a técnica de aquarela.

A pintura em aquarela foi determinante para Edinha, tornando seus dias mais felizes e servindo como companheira nas dificuldades da vida. Foi um encontro perfeito.

Edna casou-se com o desenhista e retratista, Luiz Carlos, seu companheiro de vida por 52 anos. Dessa união, nasceram os filhos Carla e Tatá.

O currículo da pintora acumula prêmios e títulos, como medalha de ouro e bronze no Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, Prêmio Flora Brasileira, em Honra ao Mérito, pela Galeria Mali-Villa Boas, de São Paulo e medalha de Honra ao Mérito pelo Salão da Fundação de Arte (Fundarte) de Ubatuba, Marinha Brasileira, entre outros.