A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), com apoio do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) e Colônia de Pescadores Z-14, do bairro São Francisco, concluiu nesta sexta-feira (6), a Formação de Aquaviários Nível 1 (POP), para pescadores profissionais do município.
Ministrado em parceria com a Marinha do Brasil, o curso atendeu aproximadamente 30 pessoas, entre os bairros da Costa Norte e Sul da cidade, com aulas práticas e teóricas, totalizando 112 horas/aula, realizados no Centro Integrado Profissionalizante, no bairro Topolândia.
A formação atendeu uma demanda antiga da comunidade pesqueira da cidade, uma vez que a capacitação é requisito essencial para obtenção da carteira de pescador profissional, sendo este, documento obrigatório para o exercício legal da profissão. Agora, com a aprovação no curso, os participantes ficam habilitados a obter a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), outra importante documentação exigida pela Marinha.
O pescador Eduardo Pestana, contou que a qualificação vai ajudar a mudar a vida para melhor. “O curso foi realmente muito bom. Os instrutores falaram a nossa língua e isso fez muito diferença nos estudos. Além disso, tivemos muitas aulas práticas, o que foi um diferencial do curso”, contou.
Já o pescador André Santeiro, vibrou com a aprovação, após a avaliação final. “Estou muito feliz por todos terem passado nas provas finais. Os professores foram excelentes e, com o apoio deles e da prefeitura, agora vamos conseguir receber nossa carteira. O sentimento é de gratidão, por esse curso ter sido feito aqui em São Sebastião. Foi muito importante e eu agradeço a todos”, comentou.