As crianças do Projeto Viração, da Topolândia, região central de São Sebastião, participaram ontem (05), junto com seus familiares, da festa de encerramento das atividades de 2018, que contou com diversas apresentações, de dança, música (flauta doce e escaleta), teatro e circo.

O tema da festa esse ano foi “A Cultura que nos Une”. “Escolhemos esse tema porque na comunidade em que estamos inseridos há uma grande concentração de pessoas de outras regiões, como alagoanos, mineiros, baianos, paraibanos, daí a ideia da festa voltada a esse mix cultural”, disse a coordenadora do projeto, Janaína Borges.

“Tivemos apresentações como a encenação da chegada dos portugueses, coreografia da música Seca, da Marisa Monte. É muito gratificante ver essas atividades sendo usadas como ferramenta de transformação social”, acrescentou Janaína.

Logo após o encerramento, foi servido um jantar com direito a sobremesa a todos os presentes.

O projeto Viração é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, e atualmente atende 200 crianças de 6 a 12 anos dos bairros do Itatinga, Olaria, Topolândia e Varadouro, que frequentam o projeto em meio período.

Derek da Costa, de 12 anos, encerrou sua participação no Projeto em virtude da idade e emocionou o público presente ao fazer questão de falar ao microfone. “Aqui fiz bons amigos, aprendi muitas coisas. Professores como esses não existem igual. Aprendi a ler e escrever, descobri meu talento para dançar, tive muitos bons momentos aqui”, contou.

Dona Maria Aparecida da Costa, mãe do Derek, também fez questão de falar. “Agradeço a Deus e a toda essa equipe, meu filho ficou durante seis anos no projeto. As mães que tiverem a oportunidade de colocar seus filhos aqui não devem perder essa chance, é tudo de bom. O projeto, para meu filho, se tornou uma família”, disse ela.