Show com Neguinho da Beija-Flor e apresentação das escolas reuniram milhares de pessoas na Praça de Eventos

Em uma verdadeira Apoteose. Assim se transformou a Rua da Praia de São Sebastião na noite de sábado (02/12), com o lançamento oficial dos enredos das escolas de samba do município, coroado por um show de duas horas do consagrado carnavalesco, Neguinho da Beija-Flor.

O evento programado para a data em que se comemora o Dia do Samba reuniu milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação das agremiações, bem como curtir os grandes sucessos do samba na voz do artista carioca.

“É um prazer enorme estar em São Sebastião, no Dia do Samba, para homenagear este ritmo que é a minha vida. Que todos possam apreciar e se divertir muito hoje. Viva o Samba”, exaltou Neguinho.

Cinco agremiações carnavalescas estarão presentes no desfile do Grupo Especial. Ki Fogo, a maior campeã dentre as participantes com nove títulos, Acadêmicos de São Francisco, sete vezes campeã, Mocidade Independente da Topolândia, duas vezes primeira colocada, X-9 Costa Norte e a reformulada, Sol da Vila Amélia, disputarão o posto mais alto do Carnaval 2018 em São Sebastião.

“É como se vivêssemos o Carnaval três meses antes. Além de muita alegria, descontração e samba no pé, o evento está muito bem organizado e com uma estrutura incrível. A Prefeitura e as escolas de samba estão de parabéns”, disse a moradora do Porto Grande, Fernanda Mendes.

As apresentações do sábado fizeram parte de um final de semana repleto de atividades carnavalescas na Rua da Praia. Um dia antes, na sexta-feira, foram escolhidos os representantes da Corte Momesca, tradição sebastianense desde 1976. Já no domingo (03/12), aconteceu um workshop com diversos instrumentos musicais esta sendo realizado gratuitamente na Tenda da Praça de Eventos.

As Escolas de Samba

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “Sol da Vila Amélia

Criada em 2014, como forma de homenagear a extinta e tradicional “Sol de Verão”, a “Sol da Vila Amélia” surgiu a partir de um grupo de amigos que atendeu a diversos pedidos de integração da comunidade.

Com o enredo “Sol da Vila na magia da Disney”, de autoria do Maestro “Jota Jota”, a escola busca em 2018 alcançar os gloriosos e vitoriosos dias vividos pela sua antecessora.

Presidente: Eli Roberto de Santana

Carnavalescos: Nilton Oliveira e Eduardo Beraldo

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “X-9” Costa Norte

Fundada em 24 de janeiro de 1993 e oriunda inicialmente da cidade de Caraguatatuba, a agremiação se estabeleceu no bairro do Canto do Mar, na Costa Norte de São Sebastião, no ano de 2003, uma vez que o município vizinho não possui desfiles com escolas de samba.

Perseguindo o sonho de ser campeã pela primeira vez, a “X-9” vem para 2018 com o enredo “Kiriku e a Feiticeira Karabá”. A temática é uma animação francesa, de 1998, que representa uma lenda africana na qual conta a história de um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr. No conto, Kiriku é o salvador da sua aldeia, constantemente ameaçada pela feiticeira Karabá. No fim, o amor prevalece e ambos acabam por se casar.

Presidente: Antonio Firmiano dos Santos

Carnavalesco: Paulo Anjo

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “Mocidade Independente da Topolândia”

A Mocidade foi fundada em 27 de fevereiro de 1991 por iniciativa de alguns amigos que decidiram que o bairro mais populoso de São Sebastião merecia ter uma escola de samba própria. Após diversas reuniões entre a comunidade, firmaram a primeira diretoria e deu-se início a trajetória da agremiação que existe há quase 30 anos.

Com o enredo “Nesse jogo da vida, quem não arrisca não petisca; O sonho de um folião jogador”, a Mocidade estampa com orgulho as cores verde, rosa e branco na avenida. Possui dois títulos em sua história – 2007 e 2013.

Presidente: Everaldo Martins de Souza

Carnavalesco: Marcos Roberto Bezerra

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Francisco

Desde nove de abril de 1991, a Acadêmicos de São Francisco tem em sua bandeira as cores vermelho e branco, além da águia, símbolo da escola. Sua fundação ocorreu a partir de uma agremiação então existente no bairro, a “Quem fala de nós, não sabe o que diz”.

A escola do Bairro em seu primeiro desfile, no grupo de acesso de 1992, sagrou-se campeã e iniciou uma trajetória gloriosa no carnaval de São Sebastião, sendo atualmente a segunda escola do Grupo Especial com maior número de títulos, sete.

No ano que vem falará de uma das riquezas culturais do município, o Sítio Arqueológico, com o enredo “Histórias e Lendas. Do encanto aos mistérios de São Sebastião”.

Presidente: Elza Siqueira

Grêmio Recreativo Escola de Samba Ki Fogo

Em 1978, o bloco carnavalesco “Ki Fogo” foi fundado por um grupo de amigos no bairro do Pontal da Cruz, liderado pelo morador, Milton Domingos Frederico, que permaneceu na categoria de fundador até 1981. Neste ano, o então bloco recebeu o título de Grêmio Recreativo Escola de Samba e, com isso, hoje é a agremiação mais antiga do carnaval sebastianense.

Quarenta anos depois, a escola entrará na avenida com o enredo “Êxodo! A caminhada da vitória”, fazendo alusão a toda a sua história de existência e luta nas festividades de São Sebastião. A Ki-Fogo ostenta o posto de tetra campeã do Carnaval, sendo a mais vitoriosa escola do município, com nove taças.