Crianças atendidas pelo projeto apoiado pela Prefeitura receberam medalhas

 

As 174 crianças do ‘Projeto Viração’, referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Topolândia, região central de São Sebastião marcaram presença nos Jogos Panamericanos. Foram dois meses com o objetivo de promover integração, disciplina, conhecimento e saúde.

As disputas foram em diversas modalidades, como futebol, tênis de mesa, atletismo, ginástica rítmica, vôlei adaptado e handebol.

De acordo com a coordenadora do projeto, Janaína Borges, as crianças foram divididas em 12 grupos, representando 12 países, e de forma lúdica e educativa, fizeram cartazes, com informações contendo nome oficial do país, moeda, PIB, IDH, capital, localização, entre outras.

Todas as 174 crianças atendidas pelo projeto foram premiadas com medalhas, e as equipes dos países EUA e Porto Rico receberam troféus de 1º e 2º lugar, respectivamente.

Para Janaína, o esporte é uma ferramenta de transformação social utilizada pelo Projeto Viração, cujo objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), base do projeto, é incentivar, promover e garantir os direitos de crianças e adolescentes, também através do esporte.

Projeto Viração - Hoje, são 174 crianças, de 6 a 12 anos, atendidas pelo projeto no contra-turno escolar, por meio de atividades socioeducativas, e é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social (ASPS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião.

O Projeto Viração tem como objetivo incentivar e utilizar as atividades de Apoio Pedagógico, Circo e Dança, Esportes Integrados, Música, Educação Ambiental e Ginástica Multifuncional (GMF), como uma ferramenta de transformação social.