Sebastianense de coração há pelo menos três décadas o aposentado Sebastião Silveira Passarelli está ansioso para o início das competições dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) que este ano, pela primeira vez, terá a cidade de São Sebastião como sede oficial das competições que serão realizadas entre os dias 9 e 13 de agosto.
Aos 78 anos, Passarelli – como é conhecido – acompanhou de perto a evolução do JORI e se orgulha de ter participado das 21 edições já realizadas até aqui. Em São Sebastião, além de estar inscrito como atleta na modalidade de voleibol adaptado ele também recebeu o convite do prefeito Felipe Augusto para acender a pira olímpica – símbolo maior das competições esportivas e que permanece acesa até o final das disputas.
“Eu sempre sonhei em participar de uma competição como esta na cidade que escolhi para viver e criar meus filhos. Fico muito feliz em saber que o prefeito conseguiu trazer o JORI para São Sebastião e não tenho dúvidas de que será um evento primoroso. Só eu sei o quanto lutei para que isso acontecesse e o que sempre ouvi é que a cidade não tinha condições para tal”, relembrou.
Nascido em 7 de outubro de 1939 em uma cidade chamada Itobi, na região de São Carlos, Passarelli aposentou-se na Volkswagem do Brasil e chegou em São Sebastião no mês de novembro de 1990 para trabalhar em empresas contratadas da Petrobras e na Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A). Ainda na cidade ele trabalhou, até 2009, como gestor da segurança do trabalho na Prefeitura de São Sebastião e conta que sempre foi atleta e jogador de vôlei. “O vôlei sempre foi minha paixão e nas competições da terceira idade a minha modalidade favorita já que consegui participar de todas as edições do JORI realizada até hoje. Confesso que guardo com muito orgulho o certificado de participação na primeira edição da uma relíquia que poucos atletas no Estado têm”, finalizou.
JORI
Os Jogos Regionais dos Idosos (JORI) é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de São Sebastião que está preparada para receber - entre os dias 9 e 10 de agosto - 2,5 mil pessoas entre atletas, técnicos e representantes de 39 cidades do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Alto Tietê e municípios da região metropolitana de São Paulo.
Além das atividades esportivas a Prefeitura de São Sebastião está preparando uma programação cultural especial para atender aos idosos e familiares que venham para a cidade. Uma das grandes novidades de 2017 é a realização de dois bailes: um de recepção, no dia 9 de agosto e o tradicional baile de encerramento da competição que será realizado no dia 12.