O município de São Sebastião foi selecionado para participar do Revelando SP Online, ação que integra o Programa Juntos Pela Cultura, realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte. A edição 2021 do Programa recebeu recorde de inscrições, sendo registrado, em menos de um mês, o total de 2.612 propostas inscritas de municípios e artistas, número 124% maior em relação a 2020.

A Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (Fundass) inscreveu 12 projetos no Revelando SP, limite máximo de inscrições, e destes, 7 projetos foram contemplados.

Representando a cidade na Culinária, a caiçara Angélica Oliveira de Souza apresenta o delicioso Peixe de Varal e a sebastianense Maria Amélia dos Santos apresenta o prato tradicional Azul Marinho.

No Artesanato, as artesãs Marisia de Morais, Veneranda Teixeira de Almeida, Aurora dos Santos, Noemi de Mattos e Janice Teixeira farão o Trançado em Fibras Naturais, com taboa, palha de milho e fibra de bananeira; a artista Cida Ivanov, estará presente com Cerâmicas do Bairro de São Francisco; e criação de artesanato em caxeta, com Nelson dos Santos, Lindomar dos Santos (Nicinho) e Jomar Moura.

A categoria Manifestações Artísticas será representada pela Aldeia Indígena Rio Silveiras (Coral); o Fandango, com os artistas Arlindo de Matos, Luzia Prado, Lavina de Mattos, Daniel Navarro, Matheus dos Santos Moraes e Roberta Cabelini; e a Contação de Histórias, com os caiçaras Neide Palumbo, Lavina de Mattos, Sebastião Salomão e Geraldo de Buta.

O Revelando SP Online é uma ação de valorização da cultura tradicional paulista e acontecerá a partir de novembro de 2021 na Plataforma #CulturaEmCasa, em canais do Programa e em canais dos municípios selecionados.

Virada Cultural

São Sebastião também está na lista de cidades suplentes selecionadas para a Virada Cultural Online. Em caso de desistência de algum dos destinos selecionados, os suplentes serão contemplados de acordo com a ordem de classificação.  

Outros Editais

O município ainda aguarda o resultado de outros editais de ações culturais do programa Juntos Pela Cultura, sendo eles: Circuito SP Online, Programa de Capacitação Revelando SP, Programa Mais Gestão SP e Arte Urbana SP. Em breve o resultado será divulgado.   

 

#PraTodosVerem: Imagem 1: Artesã produzindo cesta feita com taboa. Imagem 2: Barquinhos feitos com caxeta. Imagem 3: peixe seco estendido no varal. Fim da descrição.