“Na gota colorida encontra-se uma vida” será aberta ao público no dia 6 de outubro

A trajetória da pintora aquarelista Edna Camargo Mattos, que há mais de 40 anos se dedica a retratar as belezas de São Sebastião, será contada na exposição “Na gota colorida encontra-se uma vida”, que será aberta ao público no dia 6 de outubro, às 20h, no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Rua da Praia.

Na exposição, que segue até 26 de novembro, serão expostos 36 quadros que foram pintados com as técnicas de aquarela, técnica mista com acrílico, lápis aquarela e caneta posca, em papel texturizado.

No espaço da exposição, o visitante seguirá um percurso e, durante a caminhada, conhecerá aos poucos o universo da artista.   

Para isso acontecer, a exposição foi dividida em temas. O primeiro é a Família, que recepcionará os visitantes na entrada. Neste espaço, estarão os quadros pintados pelos três homens mais importantes na vida de Edinha: o seu pai Wilson, o marido Luís Carlos e seu filho Tatá, além do quadro de sua filha Carla Mattos.

Logo em seguida, aparecem as imagens do bairro São Francisco, lugar onde a pintora reside e que também aparecem em muitas de suas obras.

Na terceira parte da exposição, os visitantes entrarão no mundo colorido e alegre da fauna e flora da Mata Atlântica.  

Conforme a exposição caminha para a reta final, as imagens dos quadros se tornam mais intimistas e revelam com sutileza e sensibilidade o estado de espírito com que a artista enfrentou perdas irreparáveis e graves problemas de saúde. Durante esses períodos, a pintora passou a pintar imagens dos arquétipos femininos, que apareceram em seus sonhos, cercados por mistérios e símbolos.

A exposição “Na gota colorida encontra-se uma vida” foi organizada pela Loja Encantes, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (FUNDASS), e do fotógrafo e cineasta, Zoran Djordjevic.

Edna Camargo Mattos

O amor de Edna Camargo Mattos pela pintura começou muito cedo. Quando criança ela contraiu tuberculose e passou por muitos tratamentos de saúde. Já adulta, numa recaída da doença, ela recebeu a visita da artista Regina Kerr Funiar, que a ensinou a técnica de aquarela. 

A pintura em aquarela tornou os dias de Edinha muito mais felizes. Foi um encontro perfeito. Ela podia pintar deitada na cama, não precisava se mexer muito e a tinta não tinha cheiro.

Edinha se casou com Luiz Carlos, seu companheiro de vida por 52 anos, um grande desenhista e retratista. Dessa união, nasceram os filhos Carla e Tatá.

O currículo da pintora Edna Camargo Mattos acumula muitos prêmios e títulos: medalhas de ouro e bronze no Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário; prêmio Flora Brasileira, em Honra ao Mérito - Galeria Mali-Villas Boas – SP; Honra ao Mérito - Salão da Fundarte em Ubatuba; Marinha Brasileira, entre outros.

 

Serviço: A exposição “Na gota colorida encontra-se uma vida”, de Edna Camargo Mattos. Abertura: dia 6 de outubro – 20h. Local: Centro de Informações Turísticas (CIT), Rua da Praia, Centro – São Sebastião.