Desde o final de 2017 o Departamento de Vigilância Sanitária, setor ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, vem fazendo um trabalho intenso de fiscalização do comércio. Na tarde de ontem (28/03), os fiscais da Vigilância Sanitária vistoriaram uma pastelaria localizada no Centro da cidade.

O estabelecimento apresentava diversas irregularidades, como desorganização de materiais usados na cozinha, alimentos mal acondicionados e falta de higiene, inclusive com a presença de vetores. Foram descartados todos os produtos que não estavam identificados, como molhos, recheios de palmito, carne moída e frango; catchup fora da validade e sendo servido em bisnagas, que não são aceitas pelas normas sanitárias; massa de pastel e gelo caseiros armazenados junto com carnes, frangos e peixes, o que causou contaminação cruzada dos alimentos.

No local, foi encontrado ainda um frasco de K-othrine, um inseticida líquido para desinsetização de ambientes externos, ao lado de onde fica o caldo de cana.

A Vigilância recebeu uma denúncia de uma cliente que comeu torta de frango, esfiha e caldo de cana, e passou mal. Ela disse que viu um funcionário borrifando K-othrine na máquina de caldo de cana e, ao fazerem a vistoria, foi constatado que a denúncia procedia.

Todos os produtos foram descartados e foi orientado aos proprietários para que seja feita uma reorganização e limpeza, até segunda-feira, das principais questões de limpeza. Foi dado um prazo para eles regularizarem todas as pendências apontadas na hora da inspeção. Não sendo atendido, o local poderá sofrer interdição.

Serviço: Para registrar denúncias o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (12) 3891-3411 ou pelo número da Ouvidoria da Saúde 0800-770-0029, neste caso a ligação é gratuita.