Durante os dias 20, 21, 22 e 23 de março, o Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Poiesis, Oficinas Culturais e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” – FUNDASS realizou a oficina “Da Ideia à Ação”, coordenada pela produtora cultural Luciana Machado.

De acordo com a coordenadora, o grupo foi composto por 20 participantes efetivos. “A oficina teve um grupo bastante heterogêneo enquanto formação e área de atuação, mas todos interligados pelo interesse no desenvolvimento sustentável do litoral norte e na questão de preservação e salvaguarda das culturas tradicionais”, afirmou.

O curso foi gratuito e nesses quatro encontros, a oficina de Gestão Cultural propôs a dinâmica de elaboração de uma proposta cultural contextualizada, a partir do repertório pessoal de cada participante. “Realizamos dinâmicas em grupo e diagnósticos de possibilidades além do conteúdo previsto inicialmente, e acredito que uma nova rede de atuação colaborativa tenha se iniciado”, ressaltou.

Luciana Machado é produtora cultural com ampla experiência na gestão, avaliação e implantação de projetos artístico-culturais. Desenvolve capacitação de gestores culturais e pesquisas sobre novos modelos organizacionais, investimentos culturais e sustentabilidade artística. Bacharel em Marketing, direcionou seu aprimoramento acadêmico à gestão cultural em instituições como CELACC-ECA-USP, Senac e Faculdades São Luís.