O “Novembro Preto”, evento virtual em celebração ao mês da Consciência Negra em São Sebastião, retoma sua programação nesta quinta-feira (26). Realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) em parceria com a Secretaria de Educação, a Acubalin, o Grupo de Estudos Azânia/Unilab e a Comunidade Negra Iadalin, diversas atrações como saraus, debates, rodas de conversa, manifestações culturais, exposição e oficina integram a programação, que acontece totalmente de forma on-line, seguindo os protocolos sanitários de proteção contra a COVID-19.

Nesta quinta-feira (26), às 14h, ocorrerá a Roda de Conversa com o tema “Autores e Personagens Negros Importam – Uma abordagem antirracista” e a contação de história “As Tranças de Bintou”, com a Professora e Contadora de Histórias, Cris Oliveira.

Já nesta sexta-feira (27), às 16h, acontecerá a Oficina de Tranças e Turbantes com Mariana Garcia; na sequência, às 19h30, alunos e professores do Projeto “Jovens em Atuação” apresentarão o Sararau do Litoral, com variadas linguagens artísticas voltadas ao tema.

Encerrando a programação, no domingo (28), às 10h, alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino exibirão seus trabalhos com o tema “Consciência Negra”.

O “Novembro Preto” traz como objetivo a reflexão e a promoção de ações que debatam sobre a importância da história e cultura africana e seu legado na cultura e identidade brasileira.  

As atrações serão transmitidas ao vivo no Facebook da Fundass (www.facebook.com/cultura.fundass), no Youtube da Secretaria de Educação (www.youtube.com/channel/UC53DmrN-1Ze-tIMsdkCuaOQ) e pelo Site Conexão Educa (www.conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/), que disponibilizará o link de acesso de determinadas atividades.


Confira a programação:

Dia 26 de novembro – Quinta-feira 
14h – Quinta-feira – Roda de Conversa: “Autores e Personagens Negros Importam – Uma abordagem antirracista” e Contação de História: As Tranças de Bintou, com a Professora e Contadora de Histórias Cris Oliveira – Transmissão ao Vivo pelo Facebook da FUNDASS

Dia 27 de novembro – Sexta-feira 
16h – Beleza Preta – Oficina de Tranças e Turbantes com Mariana Garcia - Link de Inscrição no Site Conexão Educa

19h30 – Sararau do Litoral – Projeto Jovens em Atuação – Transmissão pelo Canal de YouTube da SEDUC                            

Dia 28 de novembro – Sábado 
10h – Exibição de Trabalhos dos Alunos da Rede Municipal de Ensino pelo Site Conexão Educa


*Programação sujeita a alteração.