A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), abriu as inscrições da 38ª edição do Concurso de Poesia “Nhô Bento”.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail biblioteca@fundass.com.br, até o dia 8 de maio. Poderão participar poetas de São Sebastião e demais cidades do Litoral Norte de São Paulo, divididos em duas categorias: “Infanto-juvenil”, com idade de 7 a 15 anos completos; e “Adulto”, com idade a partir de 16 anos completos.

Cada autor poderá inscrever até duas poesias inéditas, com estilo e tema livres, e enviá-las em um único e-mail, com os arquivos digitais anexados, em formato PDF, Tamanho A4, Orientação Retrato, Fonte Arial, Tamanho 12, identificados pelo pseudônimo do autor. O e-mail deve ser enviado com o título ‘38° Concurso Nhô Bento’, acompanhado pelo pseudônimo do autor.

Os interessados deverão ainda anexar a ficha de inscrição, 1 (uma) cópia do RG ou CNH e a autorização dos pais ou responsáveis legais para inscritos menores de 18 anos.

A Comissão Julgadora analisará os trabalhos e selecionará 15 obras de cada categoria. A divulgação das poesias e autores selecionados será feita por meio do site da Fundass, no dia 3 de junho.

O autor ou representante deverá ler, declamar ou encenar sua obra no Sarau previsto para acontecer no dia 24 de junho, na Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli – Seu Alvinho”.

Serão concedidos certificados de participação a todos os inscritos no concurso e certificado aos 30 trabalhos selecionados. A Comissão Julgadora, na noite da apresentação, classificará 06 poesias, 03 trabalhos “Infanto-juvenil” e 03 trabalhos “Adulto”, com base nos critérios de poesia e interpretação de cada categoria, que serão agraciadas no dia apresentação, sem ordem de classificação. Será também atribuído ao melhor intérprete da noite de ambas as categorias, escolhidos pela comissão, o certificado de Honra ao mérito “Professor Dr. José Machado Rosa”.

Dúvidas e informações poderão ser esclarecidas dentro dos prazos de cada etapa do Concurso, pelo e-mail biblioteca@fundass.com.br ou pelo telefone: (12) 3892- 5641, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O edital e todos os anexos estão disponíveis no link: fundass.com.br/edital-fundass-n-004-2022-38o-concurso-de-poesia-nho-bento/.

Sobre o Concurso

O concurso homenageia o poeta sebastianense Nhô Bento, nascido em 1902, no bairro do Pontal da Cruz e que, ainda jovem, foi morar em São Paulo. Seu livro “Rosário do Capiá”, reunindo 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor, editado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato.

 

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre as inscrições para a 38ª edição do Concurso de Poesia “Nhô Bento”.