A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), promoverá neste sábado (26/05), aos artistas orientadores das oficinas culturais, o curso “A arte está morta? Ela renascerá, mas de outro jeito...”, ministrado pelo jornalista, autor, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Oscar D’Ambrosio.

A formação continuada será gratuita, e acontecerá das 9h às 13h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria de Turismo (SETUR). Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a FUNDASS, pelo telefone (12) 3892-1015. 

A proposta do curso é de mergulhar nos dilemas da arte contemporânea. Primeiramente, a partir de uma seleção de imagens de artistas do presente e do passado, serão discutidas inquietações existenciais e visuais; e processos criativos. Em seguida, pelo estabelecimento de paradigmas para elaboração de projetos visuais, serão debatidos rumos  para as mais variadas manifestações artísticas. No conteúdo, Oscar D'Ambrosio mostrará sua trajetória; vida, obras e processo criativo de artistas brasileiros; Tendências contemporâneas e profissionalização do trabalho.

Com o objetivo de assegurar a qualidade das aulas de oficinas culturais, e considerando o desenvolvimento do ensino de artes plásticas do município, o convite também se estende ao público em geral e aos artistas plásticos da cidade.

Oscar D'Ambrosio


Graduado em Jornalismo pela ECA-USP (1986), graduado em Letras e Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), especializado em Literatura Dramática pela ECA-USP (1989), mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, (2004) e doutor no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, (2013).

D'Ambrosio é também autor de diversos livros na área de arte naif e arte contemporânea. Tem experiência na área de Comunicação e Curadoria. É autor de livros e textos para catálogos e apresentações de diversos artistas plásticos contemporâneos. Diretor de redação da Revista Unesp Ciência e responsável pelo programa diário de rádio Perfil Literário, que entrevista escritores, ensaístas e artistas plásticos, para a  Rádio Unesp desde janeiro de 2009. Atua principalmente nos seguintes temas: arte naif, arte contemporânea, biografia de artistas plásticos brasileiros contemporâneos e escritores brasileiros contemporâneos.