O último fim de semana em São Sebastião foi marcado pela programação especial em celebração a Semana da Consciência Negra no município. A Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria da Comunidade Negra Iadalin, realizou de 19 a 21 de novembro, o “São Sebastião Preta”, no Complexo Turístico da Rua da Praia.

O evento contou com diversas intervenções artísticas e culturais, opções gastronômicas da culinária afro oferecidas por comerciantes locais, shows musicais, contações de histórias, rodas de conversa, exposições e venda de produtos ligados à literatura, moda e artesanato. De acordo com a Fundass, mais de 40 artistas sebastianenses integraram a programação do evento.      

Especialmente no dia 20, data que é celebrado o Dia da Consciência Negra, as atividades iniciaram pela manhã, com o cortejo e a tradicional lavagem da Capela de São Gonçalo, no Centro Histórico. A noite também foi de muita animação com a apresentação musical “Eu sou o Samba” e o incrível show musical da cantora Fanta Konate, com músicas de forte influência do jazz do Oeste Africano, complementado por tambores e ritmos ancestrais.

Durante o evento, foram seguidos todos os protocolos sanitários contra a COVID-19 e, contando com o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU), adotaram protocolos de segurança como aferição de temperatura na entrada do evento, distanciamento social entre as mesas, disponibilização de álcool em gel, estações de higienização no local e uso obrigatório de máscara.

A partir desta segunda-feira (22), a programação segue acontecendo de forma descentralizada, ocorrendo oficinas, rodas de conversas, exibições de documentários, entre outras atividades, em diferentes pontos da cidade.

Confira a programação:

– Dia 22 de Novembro, 19h, exibição do longa-metragem documental “Gilda Brasileiro – Contra o esquecimento” e roda de conversa com a pesquisadora Gilda Brasileiro sobre a escravização do Século XX ao XXI – Local: Videoteca da Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli” – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 23 de Novembro, 10h, Contação de Histórias “Black Power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira, com Cris Oliveira – Local: Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli” – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 23 de Novembro, 10h30, Oficina de Turbante e Trança Raiz com Zilza Helena e Silvia Antunes – Local: Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli” – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 23 de Novembro, 14h, Contação de Histórias “Na Casa de Vovô” – Grupo Corre Cotia – Local: Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli” – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 23 de Novembro, 14h30, Oficina de Boneca Abayomi, com Zilza Helena e Julieta Leite – Local: Biblioteca Municipal “Álvaro Dória Orselli” – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 23 de Novembro, 19h, Oficina Dança dos Orixás, com Deise Miranda – Local: Sala de Dança da Casa da Cultura – Rua da Praia – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 24 de Novembro, 19h, Oficina Corpo Ancestral, com Letícia Andra – Local: Polo Cultural de Boiçucanga – Boiçucanga – São Sebastião.

– Dia 26 de Novembro, 19h, roda de conversa com a Comunidade Negra Iadalin, com mediação de Carla Brasil – Local: Casa da Cultura – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 26 de Novembro, 20h, apresentação com a Firma do Rap – FDR 012 – Local: Anfiteatro – Rua da Praia – Centro Histórico – São Sebastião.

– Dia 27 de Novembro, 15h, Oficina “A Riqueza Instrumental”, com Mestre Carvoeiro – Local: Polo Cultural de Boiçucanga – Boiçucanga – São Sebastião.

*Programação sujeita à alteração.

 

#PraTodosVerem: sequência de imagens do evento São Sebastião Preta, em celebração a Semana da Consciência Negra no município. Fim da descrição.