A Prefeitura de São Sebastião, através das Secretarias da Educação (SEDUC), Meio Ambiente (SEMAM) e Fundo Social, proporcionaram uma atividade com os alunos dos nonos anos da Escola Municipal Henrique Botelho, na Vila Amélia, Região Central da cidade.

As jovens francesas que estão na cidade desde o dia 9 deste mês também participaram do Projeto denominado “Horta Educativa”, uma junção dos dois projetos vencedores do Professor Sebastianense 2018, com os professores Viviana e Guilherme Ruiz.

Para a secretária adjunta da Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, apesar de o tempo ter sido curto, o objetivo de aplicar essa atividade sensorial/visual nos alunos, em especial nas francesas, foi despertar seus canais sensoriais, já que esse modelo de horta visa ampliar o conhecimento e a consciência sinestésica, através do contato com plantas de cheiros, texturas e sabores, também utilizando o tato, através da manipulação da terra e do plantio das mudas.

“O caminho percorrido proporcionou a interatividade entre os alunos brasileiros, que conduziram e orientam o percurso, potencializando, assim, confiança e vínculos de afetividade”, destacou Marta, que acrescentou que outro objetivo foi despertar nos alunos a consciência sobre a reutilização de materiais descartados no meio ambiente, utilizando pneus como vasos em pequenos ambientes. “Os pneus foram pintados utilizando as cores da bandeira francesa, como um ato indicador desse intercâmbio”, disse.