Em continuidade a Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, "Setembro Amarelo", a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou durante a segunda semana de setembro, palestras de conscientização ministradas pelo Prof. Ms. Ricardo Galhardo Blanco, nas unidades escolares. O tema da palestra foi “As Escolhas São Minhas, as Consequências Também”.

O objetivo da palestra é promover, por meio de dinâmicas e reflexões, a resolução de conflitos, principalmente com foco na dependência química, discutindo ainda a percepção frente às escolhas, e mostrar aos jovens que a importância de como escolher e porque escolher.

Participaram das palestras os alunos do Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, Prof. Antônio Luiz Monteiro, Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, Prof.ª Patrícia Viviani Santana, Henrique Botelho, Prof.ª Luiza Helena de Barros, Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, Prof. Walfrido Maciel Monteiro e Cynthia Cliquet Luciano.

O professor Ricardo Galhardo, falou sobre o suicídio e explicou um pouco mais do tema. “Alguns pensam que o suicídio é apenas quando acontecem coisas como alguém saltar de um prédio, mas não, as vezes algo como morrer por conta do uso de drogas, pelo menos, para mim, pode ser um modo de suicídio”, destacou.

Para a aluna Tifanny Menegassi, 13, o assunto abordado é importante para todos. “Acho que deveria ter mais palestras de conscientização, pois faz a gente pensar sobre isso. E eu achei legal porque ele fala de uma forma que ele consegue nos transformar”, contou.

De acordo com o palestrante, a iniciativa da Prefeitura para a conscientização nas escolas foi importante, podendo assim plantar uma semente no coração dos alunos e os fazer pensar. “Eu posso escolher e não preciso ser o que os outros querem, eu sou único, exclusivo, especial, importante e eu me amo”, finalizou Ricardo Galhardo.