No próximo sábado (19/05), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (FUNDASS), oferecerá aos artistas orientadores das oficinas culturais e também ao público em geral, um curso com o tema “Poéticas Contemporâneas: Hibridismo, Corpo e Performatividade”, ministrado pelo renomado Professor Dr. Marcelo Denny.

A formação será gratuita, acontecerá na sede da Secretaria de Turismo (SETUR), com 8 horas de duração - das 9h às 13h, e das 14h às 18h - e visa criar uma reflexão sobre as características nas artes cênicas contemporâneas, com o objetivo de idealizar um espaço de conhecimento, crítica e debate sobre novas formas do fazer artístico hoje, em especial no território das artes da presença.

Com conteúdo voltado aos profissionais do teatro, performance, dança, artes visuais e interessados em geral, as aulas serão expositivas, com mostra de imagens e trechos de vídeos que vão ajudar a ilustrar os principais conceitos propostos.

As vagas são limitadas, e para se inscrever o interessado deve entrar em contato com a FUNDASS, pelo telefone (12) 3892-1015.

De acordo com o professor Marcelo Denny, o curso pretende criar, também, um lugar de pensamento e análise de novas formas e procedimentos de poéticas cênicas atuais, tais como o hibridismo entre as mais variadas linguagens artísticas, e novas formas de perceber o corpo. “Pode interessar não somente para atores e profissionais do teatro, como também despertar interesse para o público envolvido com o terreno da dança, da performance e das artes visuais.”, afirma.

O objetivo da FUNDASS em promover cursos de aprimoramento é de garantir formação continuada gratuita visando à arte como construção de conhecimento, assegurando a qualidade das aulas das oficinas culturais.

Marcelo Denny de Toledo Leite

Diretor teatral, cenógrafo, arte-educador, artista plástico, performer, curador, pesquisador e diretor de arte, o professor Marcelo Denny tem mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP Universidade de São Paulo.

Atuou como diretor e cenógrafo em mais de 20 espetáculos e foi vencedor de mais de 30 prêmios em festivais de teatro pelo Brasil.

Tem realizado diversos cursos sobre visualidades cênicas contemporâneas e performatividas na cena em diversas universidades pelo mundo como na Universidad de Chile, Escuela Superior de Artes de Yucatán em Mérida (México), Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, (Portugal), entre outras.

Atualmente é chefe do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, onde também leciona na graduação, nas disciplinas de Cenografia, Maquiagem & Caracterização, Direção e Práticas Performativas entre outras. É também professor no PPGAC - Programa de Pós Graduação da ECA da USP- Universidade de São Paulo e um dos fundadores e diretores do Laboratório de Práticas Performativas da ECA – USP.