A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC), retomou as visitas monitoradas pelo Centro Histórico do município.

Alunos do 3° ano do Ensino Médio e do Ensino Médio Técnico em Guia de Turismo da Escola Estadual Prof.ª Maísa Theodoro da Silva puderam conhecer um pouco da história, do conjunto arquitetônico e da cultura da cidade, visitando os principais pontos turísticos do Centro, passando pela Igreja Matriz; a Casa da Cultura, onde era o antigo Colégio Henrique Botelho; a Casa da Câmara e Cadeia; a Casa Esperança; a Casa Dória; o Cruzeiro; a Casa Caiçara e a Capela São Gonçalo - Museu de Arte Sacra.

A ação tem o objetivo de complementar os conhecimentos culturais dos estudantes, além de apresentar a história e as pessoas que fizeram parte da vida local e foram peças importantes para o desenvolvimento da cidade. 

Foram aplicados os protocolos sanitários contra a COVID-19, como aferição de temperatura, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara. 

A Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, ressalta a importância da visita. “Convido as escolas do município a participarem dessa ação, que cria uma proximidade maior dos alunos com a cultura caiçara. É uma oportunidade   de conhecer de perto e, muitas vezes pela primeira vez, a história da cidade onde eles moram.”, disse.

De 2017 a 2019, mais de 5.000 alunos participaram das visitas, sendo um sucesso entre as crianças e adolescentes das escolas municipais. Os visitantes são guiados por servidores públicos da pasta e por estagiários de pedagogia lotados na SETUR.

 Agendamento

Para agendamento das visitas monitoradas, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.

 

#PraTodosVerem: sequência de imagens dos estudantes participando da visita monitorada pelo Centro. Fim da descrição.