Iniciativa realizada pela Sepedi, em parceria com a ONG ‘Skate Salva’, abordou práticas sustentáveis de forma acessível e reuniu participantes em atividade educativa
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em parceria com a ONG ‘Skate Salva’, promoveu na última sexta-feira (24/4) uma palestra com dinâmica prática sobre orientação e educação ambiental direcionada a pessoas com deficiência e idosos.
A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização ambiental de forma acessível e prática, com abordagem sobre a redução, reutilização e reciclagem de resíduos no cotidiano. As atividades estimularam a compreensão sobre o impacto do consumo no meio ambiente e incentivaram a adoção de atitudes mais sustentáveis dentro e fora das oficinas.
A ação reuniu aproximadamente 15 participantes que tiveram acesso a conteúdos como separação correta de resíduos, reaproveitamento de materiais recicláveis, redução do desperdício e valorização dos recursos naturais. As atividades foram conduzidas com linguagem simples, recursos visuais e metodologias adaptadas às necessidades de idosos e pessoas com deficiência.
A proposta também buscou desenvolver o senso de responsabilidade socioambiental, ao demonstrar como ações individuais podem contribuir para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida coletiva.
Segundo a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, iniciativas como essa reforçam o compromisso com a inclusão e a sustentabilidade. “O objetivo é garantir que a educação ambiental seja acessível a todos, promovendo autonomia, consciência e participação ativa das pessoas com deficiência e dos idosos”, destacou.
#PraTodosVerem: imagens de um grupo de pessoas numa sala com um professor a frente em pé e algumas pessoas sentadas durante a palestra de educação ambiental, outra imagem dos instrutores da ONG ‘Skate Salva’ que informam, orientam e buscam conscientizar os participantes através de dinâmicas e grupo e a última imagem de um grupo de pessoas sentados entre adultos e crianças durante a vivência. Fim da descrição.

